De fevereiro a julho deste ano, a Ambiental Paraná, empresa responsável pela prestação dos serviços de esgotamento sanitário em 16 municípios da microrregião do Centro-Litoral do Paraná, realizou quase 11 mil serviços, entre desobstruções, manutenções, prevenções e vistorias, e tratou mais de 10,6 milhões de litros de esgoto, o que equivale a 5,6 piscinas olímpicas cheias. Nesses seis meses, a empresa ampliou a rede de esgoto em sua área de atuação e levou saneamento básico a mais de 1.500 novas economias (estabelecimentos residenciais ou comerciais que foram ligados à rede pública).
“Iniciamos a operação da primeira Parceria Público Privada (PPP) com a Companhia de Saneamento do Paraná no dia 26 de janeiro deste ano. Desde então, temos realizado investimentos para atingir a meta de universalização dos serviços de esgotamento sanitário, conforme estabelecido no Novo Marco Legal do Saneamento Básico do Brasil”, destaca Bruna Buldrini, diretora-presidente da Ambiental Paraná.
Ao longo da PPP, a Ambiental Paraná vai investir R$1,1 bilhão nas cidades atendidas, englobando ampliações e implementações de redes coletoras, modernização dos sistemas utilizados, obras de infraestrutura e melhorias. Ao todo, até o final do contrato, está previsto um atendimento de até 600 mil pessoas com os serviços estabelecidos.
Sobre Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em 16 cidades do estado, por meio de uma Parceria Público Privada com a Sanepar. Os municípios atendidos são Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atua para que o serviço de coleta e tratamento de esgoto chegue a 90% da população da região Centro-Litoral do Paraná, o equivalente a mais de 600 mil pessoas, até 2033, meta estabelecida pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.
Leia outras notícias no HojePR.