A convite do governador Carlos Massa Ratinho Junior, o presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e secretário-geral da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Edimar Santos, esteve nesta terça-feira (12) em São Paulo para conhecer de perto o projeto “Smart Sampa”. A visita foi acompanhada pelo secretário estadual de Segurança Pública do Paraná, coronel Hudson Teixeira, e pelo diretor-executivo da AMP, Joarez Henrichs.
O grupo foi recebido pelo secretário municipal de Segurança Urbana de São Paulo, Orlando Morando Junior, que apresentou os detalhes do programa. O Smart Sampa é uma iniciativa da gestão do prefeito Ricardo Nunes, desenvolvida para ampliar a segurança na capital paulista com tecnologia e integração entre diversos órgãos públicos. O projeto permite uma resposta mais ágil a emergências ao conectar o trabalho de instituições como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros.
Atualmente, o Smart Sampa já conta com a adesão da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, possibilitando a localização de pessoas desaparecidas por meio de tecnologia de reconhecimento facial. Também está integrada a Secretaria de Segurança Pública do Estado, utilizando o banco de dados de foragidos da Justiça.
Com a visita, a AMP busca avaliar a possibilidade de implementar soluções semelhantes nos municípios paranaenses, ampliando a segurança pública por meio de inovação tecnológica.
Leia outras notícias no HojePR.