Recentemente, foi divulgado um relatório pela empresa de segurança Zimperium, que mostra que mais de um bilhão de downloads de aplicativos da Google Play Store podem ter sido afetados por malwares, e o que chama a atenção é que o número representa apenas 639 aplicativos financeiros que estão na loja de apps do Android.
Segundo o relatório, 10 tipos diferentes de vírus trojan foram encontrados nestes aplicativos bancários, ou seja, assim que o usuário faz o download do aplicativo acaba recebendo um vírus junto com app, muitas vezes sem saber.
Os dados ainda mostram que cerca de 121 apps são alvo de criminosos que espalham malwares, sendo que esses apps somam mais de 280 milhões de downloads.
A plataforma ainda afirma que o trojan bancário mais ativo e encontrado em 410 dos 639 aplicativos analisados é o Teapot, e o vírus ExobotCompact.D (Octo) foi o malware analisado mais antigo, descoberto há cerca de cinco anos, sendo assim a empresa afirma que esses apps possuem um grande número de vírus.
Portanto, é importante verificar se seu aparelho está livre de vírus, pois com o download de alguns apps seu aparelho pode ter contraído algum vírus que pode afetar de alguma forma o funcionamento do seu aparelho.