O início de um novo ano é sempre a chance de um recomeço e, para muitas pessoas, pode ser o momento ideal para iniciar uma nova carreira. Essa possibilidade é especialmente atraente para os mais jovens, muitas vezes forçados a fazer uma opção profissional quando entram na universidade e ainda não dispõem de informações suficientes para tomar uma decisão que afetará seu futuro.
A oportunidade de fazer uma transição de carreira com qualificação e oportunidades de crescimento é o principal chamariz do programa XP Future, criado pela companhia em 2021 para fortalecer um mercado que vem crescendo no país: o de assessoria de investimentos.
Apontada como a profissão do futuro no mercado, a atividade se tornou a principal porta de entrada para quem deseja desenvolver uma carreira no segmento financeiro. Segundo relatório da Ancord (Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Câmbio e Mercadorias), em janeiro deste ano, já haviam mais de 26,7 mil profissionais na área — em 2023, eram 24,8 mil.
Nascida com foco em educação financeira, a XP é pioneira neste mercado, com assessores que desempenham um papel fundamental, que vai além de apresentar o mercado ao cliente, explicar características de produtos e prospecção. O profissional é o parceiro chave na vida do investidor, conhece seus objetivos e tem a confiança do cliente para ajudá-lo a administrar seu patrimônio e planejar o seu futuro financeiro.
“A carreira de assessor de investimentos é uma das que mais cresce nos últimos anos e no Brasil essa indústria ainda está se desenvolvendo. A profissão atrai pessoas em transição de carreira que buscam um segmento promissor, com oportunidades até para aqueles que não têm conhecimento sobre o mercado financeiro. A missão da XP é seguir fomentando o crescimento da atividade no Brasil, formando novos profissionais bem qualificados”, diz Renato Sarreta, Líder Regional Sul e sócio da XP.
A última edição do XP Future, no final do ano passado, foi feita de forma simultânea em 30 cidades, abrindo as portas de uma das maiores instituições financeiras do país para uma nova leva de assessores. O processo seletivo culminou com o XDay, no dia 7 de dezembro, quando líderes da companhia se reuniram de forma simultânea e presencial com os candidatos pré-selecionados. O processo de capacitação se inicia neste mês de janeiro, com duração de 12 meses.
No Paraná, a última edição do XP Future atraiu muitos interessados e, segundo Sarreta, o time de assessores dobrou. A Região Sul do país responde por aproximadamente 9% de todas as contratações do último XP Future e isso nos traz um novo gás para iniciar um ano”, comenta Sarreta.
Performance e oportunidades de crescimento
Além de um novo caminho profissional, o programa atrai candidatos também pela cultura da XP Investimentos, que valoriza o desempenho da equipe e oferece oportunidades constantes de
crescimento profissional.
“Quando eu observo a cultura da XP, e na época da minha entrada, quando eu olhei, eu tive a certeza que eu queria trabalhar ali, porque esse espírito empreendedor e a cultura tão forte quanto ao foco no cliente, foi o que me conquistou e me conquista até hoje”, afirma Carolina Gracia, de 28 anos, que é formada em Gastronomia, mudou de ramo e está na XP há um ano e oito meses. “A ideia de ir para a XP surgiu porque sempre sonhei em trabalhar com o mercado de investimentos. E foi quando eu pude me deparar ali com o projeto do Future, que encaixou como uma luva, pois que buscava profissionais em transição de carreira e eu estava saindo do mercado de crédito e indo para o mercado de investimentos”, opina ela.
Capacitação
Todos os candidatos ao XP Future foram pré-selecionados a partir do perfil comercial e da capacidade de se adaptar aos valores e propósitos da companhia. Os aprovados têm aulas técnicas sobre o mercado e produtos financeiros, com suporte das lideranças da XP, e aperfeiçoamento comercial. Em caso de aprovação, a contratação é CLT e é necessário que o candidato obtenha as certificações CPA-20 ou CEA.
“Um bom assessor de investimentos deve ter habilidades de relacionamento interpessoal e, principalmente, habilidades comerciais, além de ter um perfil empreendedor, organizado e disciplinado. É preciso ter valores alinhados à cultura da empresa, o que inclui foco no cliente, ter grandes sonhos, mente aberta e espírito empreendedor”, conclui Sarreta.
Leia outras notícias no HojePR.