O Diário Oficial da véspera do feriado de 7 de setembro divulgou a nomeação do coronel Rômulo Marinho Soares, que foi secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná até o final de abril deste ano. Retroativo ao dia 1º de setembro, Soares retorna ao Governo do Estado para um cargo comissionado na Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). O decreto de nomeação foi publicado no Diário Oficial do Estado do Paraná e é assinado pelo chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega.
Em nota, o Governo do Estado informou que o coronel “vai começar a trabalhar nos próximos dias e desempenhará atividades ligadas à gestão patrimonial do estado, cuidando dos prédios públicos”.
Em abril, o então secretário foi substituído por Wagner Mesquita, delegado da Polícia Federal (PF) e que estava como diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR).
Mesquista já tinha sido secretário de Segurança Pública do Paraná na gestão do ex-governador Beto Richa. Rômulo Soares foi desligado do governo dias após a tentativa de assalto contra uma empresa de valores em Guarapuava, na região central do Paraná, e que terminou na morte de um cabo da Polícia Militar.
A ação reuniu mais de 30 suspeitos fortemente armados que fizeram moradores da cidade reféns e provocaram destruição pela cidade.