HojePR

NEGÓCIOS

Arte 60+: CEDIVIDA realiza Oficina de Natal e incentiva criatividade

22/11/2024

Em 2022, o total de pessoas com 65 anos ou mais no Brasil chegou a 22,1 milhões (10,9% da população), com alta de mais de 57% na comparação com 2010, segundo dados do Censo Demográfico 2022. Nesse mesmo período, a diminuição da parcela da população de até 14 anos evidencia o franco envelhecimento da população brasileira.

Essa fatia cada vez mais expressiva da população, além de mais experiente, também é bastante ativa: um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revelou que 81% dos consumidores com mais de 60 anos de idade fazem compras online. E estão sempre em busca de atividades que melhorem sua qualidade de vida.

A arte como ferramenta de conscientização é o mote do projeto “Viver Não Tem Idade”, experiência de sabedoria e reflexões sobre a vida, que combate o etarismo nas relações da sociedade e busca valorizar as pessoas 60 mais por meio de oficinas artísticas. O projeto foi idealizado pelo Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (CEDIVIDA), mantido pela Associação dos Amigos do HC.

Oficinas de Natal

“O ‘Viver Não Tem Idade’ vem para quebrar barreiras relacionadas aos anos de vida e mostrar que a idade não é impedimento para sonhar, realizar e viver a vida em sua plenitude”, afirma Domingos Murta, presidente dos Amigos do HC.

As oficinas são de pintura em pano de prato com temática de Natal, em curso fechado para os participantes do programa, de forma gratuita, e vão até o final de novembro.

“As oficinas acontecem no CEDIVIDA, com encontros semanais, aprendendo técnicas de pintura, manuseio de materiais, curiosidades, entre outras práticas que, direta ou indiretamente, contribuem para o bem-estar da pessoa idosa”, explica Rivaldo Candido, responsável técnico do projeto do “Viver Não Tem Idade”.

Para 2025, já está prevista uma oficina de pintura em telas, com duração de 6 meses e aproximadamente 120 participantes inscritos. As obras serão expostas em uma feira de artes, no CEDIVIDA.

“Buscamos promover uma transformação na percepção cultural em relação à pessoa idosa, desafiando estereótipos negativos e incentivando uma apreciação mais profunda e inclusiva das contribuições das pessoas com 60 anos ou mais. Para isso, o projeto proporciona oficinas de artes visuais em que os participantes celebrem sua criatividade e expressão artística, trazendo à tona a importância de suas experiências de vida e sabedoria acumulada”, descreve.

Rosane Di Giorgio tem 77 anos e participa do CEDIVIDA desde 2022. “Estou aqui desde o começo, foi uma coisa muito boa para mim, porque fiz novas amizades. Eu tinha passado por um período bem difícil de perda de parentes, cirurgia na perna, uma porção de coisas ruins que me deixaram isolada.

Depois que vim para o CEDIVIDA, consegui fazer mais amigos e desenvolvi várias habilidades. Sempre digo que o programa foi uma das melhores coisas que me aconteceu”, destaca.

Sobre o CEDIVIDA

O Programa CEDIVIDA dos Amigos do HC é o Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa. Atende gratuitamente pessoas que buscam a longevidade mais saudável e autônoma. Em sede própria, inaugurada em 2023, são realizadas oficinas, palestras e outras atividades que promovem a saúde, bem-estar, direitos, intergeracionalidade e a inclusão digital, além do fomento à empregabilidade e o empreendedorismo 60 mais.

É possível contribuir com o projeto a partir da destinação do IRPJ. Dúvidas e informações: (41) 98821-0925 / [email protected].

Serviço:

CEDIVIDA
Endereço: Av. Agostinho Leão Jr., 320 – Alto da Glória
Atendimento: De segunda a sexta, das 8h30 às 17h30
Contatos: (41) 3122-8650 | [email protected]

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *