HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

19/04/2024

ARTE

Sem Categoria

Juarez Machado

 Juarez Machado

A escolha desta semana é a obra “Marido Magro Mulher Gorda”, da Série Praia, de Juarez Machado, pintor, cenógrafo, escultor, desenhista, mímico, ilustrador e cartunista.

 

 

Nascido em Joinville, Santa Catarina, em 16 de março de 1941, Juarez demonstrou interesse pelo mundo das artes desde cedo. Suas incursões artísticas começaram na mesa de jantar da família, onde ele e seu irmão, Edson, dedicavam suas noites à criação.

 

Determinado a seguir a sua vocação, Juarez deu início à sua carreira em 1958 no Laboratório Catarinense, desenhando rótulos e embalagens de remédios. Mais tarde, ingressou na Escola de Belas Artes em Curitiba, no Paraná. Destacou-se rapidamente em exposições e salões de arte.

 

Em 1965, se mudou para o Rio de Janeiro, onde mergulhou de cabeça na cena cultural da cidade, deixando sua marca como chargista e cartunista em jornais e revistas nacionais. Além disso, ilustrou capas de discos, cadernos e livros para diversos autores, inclusive colaborando com o renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Seu talento também se estendeu à criação de cenários para peças teatrais, shows musicais e espaços culturais.

 

Nos anos 1980, Juarez se estabeleceu em Paris, onde fixou residência em Montmartre, mantendo, uma forte ligação com suas raízes brasileiras, recebendo muitos conterrâneos em seu endereço parisiense. Mesmo assim ainda permaneceu com seus ateliês em Joinville e em Copacabana, no Rio de Janeiro.

 

Sua arte, marcada por traços fortes e cores vibrantes, serve de inspiração para diversas expressões artísticas, incluindo dança, música e cinema. Seu trabalho recentemente foi reconhecido pelo governo francês com a “Ordre des Arts et Lettres” (Ordem das Artes e Letras, na tradução literal), uma honraria aos artistas que se destacam no campo com grandes contribuições.

 

Juarez Machado é reconhecido como um dos mais importantes artistas do Brasil. Seu legado transcende a arte, com a fundação do Instituto Internacional Juarez Machado em Joinville, um espaço dedicado à cultura, educação e arte, que celebra mais de sete décadas de uma carreira dedicada e reflete seu amor pela cidade que o viu nascer.

 

No dia 16 de março, às 11 horas, a Artestil Galeria inaugura uma exposição com 38 obras do artista. A mostra estará aberta ao público de 16 de março a 30 de abril. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18h30, e aos sábados, das 9h30 às 13h30.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *