A Assembleia Legislativa do Paraná realiza nesta sexta-feira (15), uma sessão solene em homenagem aos 125 anos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), principal instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. A cerimônia também reconhece os 26 anos da Fiocruz Paraná – Instituto Carlos Chagas e os 16 anos do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).
Proposta pela deputada estadual e ex-secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak (PSD), a solenidade irá conceder menções honrosas a 12 profissionais ligados às instituições, que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e da saúde pública no estado.
“Não fosse o trabalho da Fiocruz – a nacional e a nossa local aqui – e do IBMP não teríamos conseguido, por exemplo, aplicar o volume de testes rápidos de covid-19 que aplicamos na população paranaense durante a crise sanitária”, afirma Márcia. “Isso foi fundamental para o enfrentamento à pandemia em Curitiba, que foi considerado referência no país.”
Para o presidente da Fiocruz, Mario Moreira, a homenagem reconhece a trajetória histórica da fundação e suas parcerias regionais. Ele destacou a colaboração com o governo do Paraná e com o Tecpar como base para a criação do IBMP e da unidade estadual da fundação.
O diretor da Fiocruz Paraná, Fabiano Figueiredo, considera a sessão um marco simbólico. “Representa o reconhecimento ao trabalho de centenas de profissionais que atuam para que ciência e inovação em saúde cheguem à população”, disse.
A Fiocruz foi criada em 1900 e tem atuação nacional em pesquisa, produção de vacinas, medicamentos e testes diagnósticos. A unidade do Paraná, criada em 1999, e o IBMP, inaugurado em 2009, são frutos de parceria entre os governos federal e estadual.
A fundação também teve papel central durante epidemias como H1N1, zika e a pandemia de covid-19, período em que contribuiu com pesquisas, produção de testes e conteúdo científico. Em Curitiba, a atuação do IBMP foi essencial para a testagem em massa da população, segundo a deputada Márcia.
Mais recentemente, foi inaugurada na capital a maior biofábrica do mundo especializada no combate ao Aedes aegypti, iniciativa realizada em parceria com a Fiocruz e o IBMP.
A sessão solene será realizada no plenário da Assembleia Legislativa, com presença de autoridades, representantes das instituições homenageadas e profissionais da saúde e da ciência.
Serviço
Proponente: Deputada Secretária Márcia (PSD)
Data, 15 de agosto (sexta-feira), às 18 horas
Onde: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná
Foto: Orlando Kissner/Alep



