Os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão um reajuste de 4,77% em seus benefícios em 2025. O aumento será aplicado para aqueles que recebem valores acima do salário mínimo, conforme a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado no ano anterior.
Segundo Isabela Brisola, advogada e sócia da Brisola Advocacia, o reajuste garante a manutenção do poder de compra dos beneficiários, mas é importante estar atento ao impacto desse aumento na contribuição previdenciária e no planejamento financeiro de aposentados e pensionistas. “O reajuste segue a inflação medida pelo INPC, buscando compensar a perda do poder aquisitivo. No entanto, para muitos aposentados, esse percentual pode não ser suficiente para cobrir todas as despesas que também sofrem reajustes anuais”, explica.
Para aqueles que recebem um salário mínimo, o valor do benefício será corrigido de acordo com o reajuste do piso nacional, de 7,5%.
A advogada destaca ainda a importância do acompanhamento regular dos valores e dos direitos previdenciários: “É fundamental que os aposentados fiquem atentos ao extrato de pagamento e busquem orientação profissional sempre que houver dúvidas sobre os valores reajustados e possíveis revisões”.
O reajuste será aplicado automaticamente pelo INSS, com os novos valores entrando em vigor a partir das primeiras folhas de pagamento de 2025. Segundo o instituto, o aumento salarial ficará disponível entre os dias 27 de janeiro e 7 de fevereiro para quem recebe um salário mínimo. Já para quem recebe benefício acima do piso, o benefício começará a ser pago entre 3 e 7 de fevereiro.
Beneficiários podem consultar os valores atualizados por meio do portal Meu INSS ou pelo atendimento telefônico do instituto.
Sobre Brisola Advocacia Associados – Focada em direito previdenciário, a Brisola Advocacia Associados foi fundada em 2009 com o objetivo de garantir os direitos dos beneficiários do INSS. Seus principais clientes decorrem da necessidade da aposentadoria por tempo de contribuição, com ênfase na aposentadoria especial. Atendem também outras solicitações relacionadas ao tema, como, por exemplo, benefícios por incapacidade, auxílio-maternidade, pensão por morte, entre outros. O escritório conta com sete advogados e também atende direito civil, direito da família e direito sucessório, além de causas trabalhistas.
Leia outras notícias no HojePR.