Pular para o conteúdo

Banda Estacas e Kadu Lambach no Jokers

19/05/2022

Os anos de 2020 e 2021 serão lembrados como os anos em que sentiu-se muitas saudades: das pessoas, dos encontros e dos amores. Diante das impossibilidades de se estar com os outros, nas mais diferentes circunstâncias, surgiram inúmeros sentimentos como a solidão e a impotência diante das adversidades da distância. Para lidar com tudo isso, um grupo de músicos e poetas em Curitiba resolveu usar a internet pra criar algo que parecia impossível: uma banda que mescla inúmeros elementos da world music, do pop, rock, soul e ritmos universais para criar música autêntica, que quer manter viva a poesia e a inventividade.

 

Um dia no Bar da Tetê, ponto de encontro de artistas da cidade, estavam o poeta Sérgio Viralobos (sim, eu mesmo!) e o músico Luiz Ferreira (ambos ex integrantes da icônica banda Beijo AA Força), conversando e bebendo cerveja, quando aparece o carioca/brasiliense Eduardo de Moraes. Recém chegado à capital paranaense, Eduardo é vocalista da cultuada banda brasiliense Finis Africae: aquela da canção “Armadilha”, que invadiu os rádios brasileiros e os programas de auditório, como o Cassino do Chacrinha. Veja aqui.

 

Não demorou pra identificarem suas afinidades musicais, afinal eram crias dos anos 80, homens do século passado, com a cabeça no futuro. Foi fácil começar uma parceria musical, na verdade ficou difícil evitá-la. Neste belo dia, Sérgio, o Ferreira e o Eduardo saíram do Bar da Tetê e foram pra casa de Viralobos, que fica a duas quadras de distância, pra compor a primeira música em parceria: ESTACAS, que deu nome ao grupo, “um nome que crava no coração”. O trabalho em conjunto do rock das araucárias com o rock de Brasília contou ainda com o trecho de uma poesia do renomado Thadeu Wojciechowski. O vídeo clipe foi lançado em abril de 2020, com grande sucesso de público, veja os comentários aqui.

 

A partir daí, os três compositores passaram a criar um novo repertório inédito em meio à pandemia. A segunda canção foi batizada de CABARÉ CORONA e brinca com temas atuais como o uso de máscaras e a volta ao convívio social. O vídeo clipe foi lançado em junho de 2020 e pode ser visto aqui.  Em mais uma edição da série denominada “Clássicos da Quarentena”, o projeto “Estacas” publicou, em 20/09/2020, no próprio canal do Youtube, seu terceiro videoclipe. Composta por Monica Berger, Sérgio Viralobos e Luiz Ferreira, a canção BATOM NA MÁSCARA traz a continuidade dos temas expostos nas músicas anteriores e pode ser vista aqui.

 

O próximo projeto foi realizar o curta metragem ESTANQUE DE TORMENTAS, aprovado pela Fundação Cultural de Curitiba no edital da Lei Aldir Blanc. Trata-se de um curta-metragem nascido a partir de uma canção composta pelos poetas Suzana Cano, Monica Berger e Sérgio Viralobos e pelo compositor Luiz Antonio Ferreira. A inspiração da canção veio do poeta Federico Garcia Lorca, do “cantaor” Camarón De La Isla, do isolamento proporcionado pela pandemia e da fúria de uma paixão cigana. Dirigido por Rapha Moraes, o filme foi indicado para melhor videoclipe no Rio Webfest 2021, no Rio de Janeiro, sendo o sétimo na votação popular do festival. Veja o resultado aqui.

 

Em 2022, resolvem que está na hora da primeira apresentação ao vivo e chamam o baixista Olmar, das míticas bandas Coquetel Molotov e Black Future, do Rio de Janeiro, e o baterista Kwei, da banda curitibana Hillbilly Rawhide para uma apresentação no Jokers Pub, no dia 27 de maio (sexta-feira), com a participação especial do guitarrista Kadu Lambach, que tocará em seguida com sua banda o show Origem Legião.

 

Acontecerá, também, o lançamento do site do livro “Música Urbana: o início de uma legião”, que conta a história do músico Kadu Lambach, o guitarrista de quando foi criada a Legião Urbana. A história, que poucos conhecem, traz à tona a trajetória de Eduardo Paraná, o apelido que Renato Russo deu ao músico paranaense, no fim da década de 70.

 

O livro é de autoria do jornalista André Molina e estará à venda no evento. Além de contar, sob a ótica do jovem adolescente, que se mudou para Brasília e fez parte de um dos momentos mais históricos da música brasileira, o livro traz documentos com textos inéditos de Renato Russo, que foram guardados há mais de 30 anos por Kadu Lambach, co-fundador da banda ao lado de Renato, Marcelo Bonfá como baterista, e Paulo Paulista nos teclados.

 

O site https://ocomecodeumalegiao.com/ contará com uma galeria de fotos e vídeos representativos da carreira de Kadu, possibilitando uma imersão maior na trajetória deste grande músico curitibano. Tem também um podcast (locução de Rodrigo Barros) com a leitura do primeiro capítulo do livro e do primeiro texto de divulgação da Legião, escrito por Renato Russo, no início da década de 80. Para os fãs e amantes da Legião, Kadu Lambach e Banda farão o show ORIGEM LEGIÃO, com sucessos e mais sucessos do rock brasileiro.

 

 

Será uma show histórico em que serão tocadas oito músicas novas do Estacas, além de sucessos das bandas Finis Africae, Beijo AA Força e Coquetel Molotov. Uma noite explosiva para quem gosta de músicas potentes com letras instigantes.

Serviço

SHOWS: Estacas e Kadu Lambach e Banda, com o show Origem Legião.

LANÇAMENTO: site do livro Música Urbana, o início de uma legião, de André Molina.

DATA: 27 de maio de 2012, a partir das 20h.

LOCAL: Jokers (R. São Francisco,164)

INGRESSOS: R$ 20,00. Aceitamos todos os cartões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *