Os deputados estaduais Maria Victoria (PP), Cantora Mara Lima (Rep), Márcia Huçulak (PSD) e Tercilio Turini (MDB) solicitaram a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) e ao Ministério da Saúde a criação de um protocolo clínico para incluir o tratamento de lipedema nos procedimentos realizados pelos planos de saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O requerimento encaminhado nessa segunda-feira (8) solicita a criação de um Protocolo Clínico e de Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para o tratamento do lipedema.
Lipedema no Brasil
Segundo o site Movimento Lipedema [movimentolipedema.org], a doença progressiva é caracterizada pelo acúmulo anormal de gordura em regiões específicas do corpo, como pernas, braços, joelhos e coxas. Ela acomete quase que exclusivamente mulheres e, no Brasil, cinco milhões provavelmente convivem com o lipedema e não sabem.
Funcionários de Gilberto Ribeiro viram réus
Leila Cristine Soriani, Sinomar Zucon da Silva e Ari Demetrios de Lima viraram réus por falsidade ideológica. Os três eram funcionários comissionados do gabinete do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PL). Segundo a denúncia do Ministério Público do Paraná (MP-PR), eles são acusados de declarar informações falsas em documento público para burlar proibição de nepotismo. A denúncia foi recebida pela Justiça no fim de junho deste ano, com decisão da juíza Sayonara Sedano, da 8ª Vara Criminal de Curitiba.
Arns condena ataques
O senador paranaense Flavio Arns (PSB) rejeitou o ataque da Rússia ao hospital pediátrico em Kiev, capital da Ucrânia. O repúdio foi publicado em sua conta oficial no Twitter nessa segunda-feira (8). “Como presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Ucrânia, condeno veementemente o ataque russo ao hospital pediátrico Ohmatdyt, em Kiev, ocorrido hoje (8). O ato de extrema barbárie deixou ao menos dez mortos e várias pessoas feridas, entre elas, crianças que se tratavam no local.”
Publicação de extrato de edital continua obrigatória
A publicação do extrato do edital de licitação no diário oficial do órgão público licitante e em jornal diário de grande circulação continua obrigatória no Paraná. Essa é a orientação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em resposta à consulta formulada pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da qual questionou sobre a possibilidade de lei municipal limitar a publicação do extrato do edital de licitação apenas ao diário oficial do município, ao Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) e ao portal da transparência municipal.
Ney Leprevost, o amigo dos feirantes
No último final de semana, o pré-candidato à Prefeitura de Curitiba, Ney Leprevost (União Brasil), esteve na tradicional Feirinha Gastronômica do Batel, na rua Carneiro Lobo, em Curitiba (PR). O deputado estadual paranaense publicou um vídeo em seu twitter visitando a feira – que é realizada todos os sábados há quase 30 anos – conversando com os frequentadores do local e fazendo propaganda gratuita do “Pierogi do Miro”.
Leia outros Bastidores da política no HojePR.