HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

08/02/2023



Economia

Belarus suspende venda de fertilizantes para o Brasil, diz embaixador

 Belarus suspende venda de fertilizantes para o Brasil, diz embaixador

O Brasil foi avisado nesta terça-feira (1º) que não conseguirá mais comprar fertilizantes de Belarus. O país é responsável por mais de 20% de todo o produto utilizado pelo agronegócio brasileiro.

 

De acordo com o embaixador de Belarus no Brasil, Sergey Lukashevich, o país, aliado de Moscou, já vem sendo impactado pelas sanções impostas a Rússia. “Belarus foi obrigado a suspender as vendas de fertilizantes para o agronegócio brasileiro porque o escoamento foi proibido pela Lituânia, que fechou as fronteiras”, disse o embaixador.

 

Lukashevich avalia que sem os produtos, a oferta vai diminuir e o preço disparar. “Nos últimos anos, ficaram 155% mais caros. O potássio bielorrusso, que representa 20% do mercado brasileiro, é agora impossível de ser entregue aos consumidores brasileiros, porque a Lituânia, nosso vizinho do norte, com seus 2,7 milhões de habitantes, proibiu o trânsito de nosso potássio para o Brasil. Esta não é uma maneira elegante de privar o Brasil de fertilizantes para soja, milho e café. Vai diminuir a vantagem competitiva dos produtos agrícolas do Brasil nos mercados mundiais”, disse o embaixador.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *