Em uma ação para combater a gripe aviária no Brasil, o deputado federal Beto Richa (PSDB-PR) ajudou a aprovar na noite da última quarta-feira a medida provisória (MP 1177/23) que abre crédito extraordinário de R$ 200 milhões no Orçamento de 2023 para que o Ministério da Agricultura e Pecuária intensifique a prevenção e o enfrentamento da doença. A matéria segue agora para a análise do Senado.
Beto Richa lembra que o Paraná é o maior produtor de aves do país e esse tipo de ação aprovada pela Câmara é urgente. “Somente no ano passado o nosso Estado forneceu mais de 2 bilhões de aves para os mercados interno e externo, o que corresponde a 33,5% de tudo o que foi produzido no Brasil. Diante da ameaça da gripe aviária precisamos adotar medidas sanitárias para proteger os produtores, os consumidores e a nossa economia”, destacou o parlamentar.
Os R$ 200 milhões estão sendo usados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. Segundo os números atualizados pela pasta nesta semana, já foram registrados 110 casos de gripe aviária no país, sendo 107 em aves migratórias e apenas 3 em aves de criação utilizadas para a alimentação dos proprietários. Não houve nenhum caso em aves direcionadas ao comércio e, por esse motivo, o ministério informa que por enquanto não há risco ao consumo ou à exportação de produtos avícolas.
O dinheiro previsto na MP serve para pagar o deslocamento de equipes do serviço veterinário oficial e da vigilância agropecuária internacional, bem como outras equipes que sejam necessárias, como Bombeiros, Defesa Civil e Exército. Pode ser usado ainda na contratação de mão de obra para os serviços de desinfecção, para a compra de equipamentos de proteção individual e de materiais para coleta de amostras, de desinfetantes, lonas e bombas pulverizadoras, entre outras ações.
Leia outras notícias no HojePR.