Os colecionadores de selos postais, cédulas e moedas, bem como interessados em ver de perto e saber mais sobre materiais dessa natureza, estão convidados a comparecer ao próximo encontro do Clube Filatélico de Londrina. Aberta a todo o público, com entrada gratuita e sem restrição de idade, a atividade será realizada neste sábado (15), das 14h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal, localizada na avenida Rio de Janeiro, 413.
Promovidas mensalmente, as reuniões neste espaço servem para possibilitar a troca, compra e vendas de itens, sendo um momento de lazer entre os filatelistas e a comunidade em geral interessada em conhecer mais sobre o colecionismo.
Os eventos permitem que os visitantes tirem suas dúvidas sobre as características das peças apresentadas, incluindo aspectos como a limpeza e conservação, o valor histórico e forma de aquisição. Como alguns membros do Clube possuem vasta experiência nessas práticas, a vivência de quem é de fora fica mais completa ao conhecer melhor este hobby.
O secretário do Clube Filatélico, Luiz Carlos Martins, tem 58 anos e faz parte do clube de colecionadores, fundado em 1976, desde o ano de 1977. Ele contou que a ideia é compartilhar conhecimentos, histórias e curiosidades sobre as coleções, mencionando que o preço de um determinado item pode ser avaliado conforme a quantidade de peças cunhadas (moedas) ou impressas (cédulas e selos), levando em conta o tempo e o estado de conservação do produto.
“Portanto, é comum alguma peça mais moderna ser mais cara e muitas antigas serem baratas. Eu tenho em minha coleção moedas romanas baratas, e outras modernas de maior valor. É claro que existem moedas romanas caríssimas, por exemplo, mas as que tenho saíram em grande quantidade. As minha mais antigas são as romanas, bizantinas, gregas, entre várias outras. Tenho do Brasil também da época da Colônia, Império e República. Os encontros são uma oportunidade de encontrar os amigos e compartilhar essa experiência e afinidade em comum”, disse Martins.
A diretora de Bibliotecas, da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Araújo, ressaltou que o Clube Filatélico é um grupo parceiro da Biblioteca Municipal há muito tempo, utilizando o local para a divulgação de materiais e compartilhamento de coleções diversas. “Eles possuem itens dos mais variados e curiosos, como moedas antiquíssimas, de muitas e muitas décadas passadas, vindas de outros países. E possuem ótimas e divertidas histórias sobre os materiais colecionados. Os encontros mensais na Biblioteca Municipal abrem espaço para um ambiente agradável de troca de informações e ideias, é uma experiência muito legal. As pessoas visitam, conhecem esse universo, e os integrantes do clube dão explicações e são atenciosos com todos. Fica o convite para todos virem conhecer”, afirmou.
Leia outras notícias no HojePR.