Circula nas rodas políticas uma teoria que merece atenção e que dá conta que o senador Alvaro Dias (Podemos) estaria manobrando, em Brasília, para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmar a reprovação das contas da campanha eleitoral do senador eleito Sergio Moro (União).
A tese que estaria sendo sustentada por Alvaro é a de que, caso a prestação de contas seja reprovada definitivamente, o TSE não confirmaria a vitória de Moro e, dessa forma, daria a vaga de senador ao segundo colocado na disputa, o deputado Paulo Martins (PL).
Alvaro de olho na vaga de Moro (II)
No entanto, e ainda segunda essa teoria, a vaga não seria definitiva pois a cadeira de senador seria novamente disputada, em nova eleição, que ocorreria em 2024, junto com as eleições municipais.
É aí que estaria embasada a estratégia de Alvaro Dias para tentar dar uma sobrevida à sua carreira política. Alguns interlocutores próximos ao ainda senador dizem que Alvaro estaria considerando que, com esses dois anos, teria tempo para corrigir os erros da última campanha e, dessa forma, convencer o eleitor a lhe dar mais um mandato.
Alvaro de olho na vaga de Moro (III)
Outra corrente considera que os supostos esforços de Alvaro poderiam se tornar um tiro pela culatra que acabaria por sepultar definitivamente a sua carreira política.
É que, lembram eles, a diferença de votos entre Moro e Paulo Martins foi de pouco mais de 250 mil votos, enquanto de Moro para Alvaro foi de mais de 550 mil votos.
Dessa forma, a vantagem numa disputa não seria de Alvaro, mas de Paulo Martins, que entraria numa eventual campanha contra Moro vitaminado por dois anos de mandato como senador, além do seu 1,6 milhão de votos.
Entenda o caso
O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE) reprovou, por duas vezes, as contas eleitorais da campanha do senador eleito Sergio Moro. Para os técnicos do TRE, há infração grave nas prestações de contas do ex-juiz. O relatório indica sete tipos de gastos que não teriam sido esclarecidos, além de fazer ressalva a outras três ocorrências.
A campanha de Moro apresentou defesa, que não convenceu os técnicos do TRE. O ex-juiz, no entanto, teve o direito, depois da segunda reprovação, a apresentar mais uma defesa. O órgão deve emitir um parecer nos próximos dias e, após isso, encaminhar o caso para a Procuradoria Regional Eleitoral do Paraná, que deverá se manifestar sobre o caso. Quando voltar ao TRE, o processo será apreciado em plenário.
Romanelli fatura bolão
O deputado Luiz Claudio Romanelli acertou na mosca o resultado do jogo do Brasil contra a Suíça, pela Copa do Catar e, ainda, comentou a exibição da seleção brasileira. “Resultado importante. O Brasil superou uma das melhores defesas europeias, classificou para próxima fase e ainda acertei o bolão aqui de casa”, disse ele ao HojePR.
Ney destaca união que a Copa proporciona
O deputado Ney Leprevost também conversou com o HojePR e comentou a vitória da seleção brasileira. “A Copa do Mundo é um evento que supera a importância esportiva que tem. A seleção em campo tem o condão de unir os brasileiros. Os jogos reúnem as famílias, os amigos e todos vibram positivamente quando o Brasil alcança a vitória”.
Greca recebe Leandre
O prefeito Rafael Greca recebeu, nesta segunda-feira (28), no Palácio 29 de Março, a deputada federal pelo Paraná, Leandre Dal Ponte (PSD). A visita de cooperação abordou a mobilidade urbana, transporte coletivo e assistência social.
“Como a população do Brasil e do mundo está envelhecendo, nós vamos trabalhar muito fortemente tanto no transporte público, como na acessibilidade urbana, como na adequação de instalações públicas e sanitárias para os idosos”, salientou Greca.
Oposição leva invertida na Câmara
Os vereadores do bloco PT/PV tentaram, na sessão desta segunda-feira (28), aprovar uma moção de protesto ao projeto que autoriza a venda de ações da Copel. A proposta, no entanto, foi rejeitada pela maioria dos vereadores presentes.
Líder da base, Pier Petruzziello (PP) justificou o voto contrário à moção, citando que o debate coube à Assembleia Legislativa do Estado. “A gente só ficou sabendo pela imprensa. É impossível votar [contra] um projeto, sim ou não, se você não leu o projeto”, declarou.
Alep faz quatro sessões num só dia
A Assembleia Legislativa do Paraná realiza, nesta terça-feira (29), quatro sessões plenárias, sendo uma ordinária e uma extraordinária postergadas por conta do jogo do Brasil na Copa. Na pauta, o projeto de lei que propões mudanças no ICMS.
O texto consta na pauta de votações das sessões postergadas para ser votado em segundo e em terceiro turnos. No entanto, as emendas parlamentares apresentadas em plenário ainda aguardam parecer da Comissão de Constituição e Justiça, que se reunirá antes das sessões.
Mais um paranaense na transição
O professor da UFPR Fernando Mezzadri, um dos coordenadores do Movimento Suprapartidário Lula/Alckmin, foi convidado para integrar a área de esporte do gabinete de transição do governo federal. Com ele, já são quatro os integrantes do movimento a participar do gabinete de transição. Antes, já haviam sido chamados o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, o advogado Luiz Carlos da Rocha e a deputada federal eleita Carol Dartora.