O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva já anunciou 21 nomes que vão compor o primeiro escalão do governo federal a partir de janeiro. Nenhum deles é paranaense. Como ainda faltam 16 indicações para completar os 37 Ministérios anunciados por Lula, espera-se que o Paraná seja contemplado.
O nome do ex-presidente de Itaipu, Jorge Samek, é o mais lembrado em qualquer conversa sobre o tema. Samek é amigo pessoal de Lula e é sabido que o presidente eleito gostaria de tê-lo em algum cargo de primeiro escalão.
Nos bastidores, há uma mobilização para convencer Samek a deixar seus negócios pessoais de lado para assumir um cargo no futuro governo. A tarefa, no entanto, não é fácil.
Secretariado
O governador Ratinho Junior já divulgou os nomes de 11 novos secretários de Estado. O primeiro escalão, no entanto, ainda está longe de estar totalmente formado.
É que as negociações não têm sido fáceis. Alguns partidos que apoiaram a reeleição de Ratinho Junior têm reclamado que suas expectativas não estão sendo atendidas.
Há quem diga, no entanto, que os partidos estão indo com muita sede ao pote.
Comunicação
A sexta-feira (23) foi de muita especulação em torno do substituto de João Debiasi na Secretaria de Comunicação. O governador Ratinho Junior, no entanto, não parece ter pressa para definir o novo titular da pasta.
Segundo uma fonte do HojePR, o chefe de gabinete do governador, Darlan Scalco, deve acumular o comando da Secretaria por 30 dias.
Suplentes
Com a confirmação dos deputados Ricardo Barros e Beto Preto no secretariado de Ratinho Junior, assumem os mandatos os suplentes Marco Brasil (PP) e Rodrigo Estacho (PSD).
Leia outras colunas Blog da Redação aqui.
Leia outras notícias no HojePR.
e quem disse que o ladrao vai subir a rampa, preparem comunistas FFAA vao fazer a limpa aa cadeias serao pequenas para tantos BANDIDOS COMUNISTAS, No minimo ate dia 30, sera Guerra contras miloitantes bandidos sera de muitas mortes