HojePR

ECONOMIA

Bolsa cai e dólar sobe com indicação de Mercadante para o BNDES

13/12/2022
mercadante

A confirmação do nome do ex-ministro Aloizio Mercadante para presidir o BNDES, feita pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pouco depois das 16 horas desta terça-feira (13), aprofundou as perdas do Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores brasileira, e jogou para o alto as cotações do dólar.

No intervalo de 26 minutos entre o anúncio do nome do petista e a pontuação mais baixa do dia, registrada às 16h32, o Ibovespa perdeu o correspondente a 1.889,80 pontos. Ao fim do pregão, a B3 fechou em baixa de 1,71%, aos 103.539,67 pontos.

No câmbio, o dólar saiu de queda para alta em relação ao real, e só não teve um resultado pior porque os sinais do exterior ajudaram bastante, encerrando com leve aumento de 0,07%, a R$ 5,3153.

O nome de Mercadante para o comando do banco de fomento tem mexido com os humores do mercado em razão do seu passado como ministro da Casa Civil no governo Dilma Rousseff. Há o temor em relação à retomada de medidas “parafiscais” adotadas pelo banco durante a gestão da petista, como o crédito a taxas abaixo do custo de capital e mudanças na Taxa de Longo Prazo (TLP) – taxa que o Banco Central (BC) diz ter ajudado a aumentar “a potência” da política monetária nos últimos anos. “Mercadante no BNDES é sinal de ampliação de gastos parafiscais”, disse o economista-chefe da MB Associados, Sérgio Vale, para quem o governo Lula caminha para ser governo com juro neutro maior.

Essas sinalizações ocorreram no mesmo dia em que o BC divulgou a ata da última reunião do Copom. O texto frisa que mudanças em políticas parafiscais poderiam “reduzir a potência da política monetária”. Nesse ambiente, os juros já elevados podem demorar mais a cair.

Mais cedo, o anúncio do economista Gabriel Galípolo para ocupar a Secretaria Executiva da Fazenda havia sido recebido de forma neutra pelo mercado. “Muita expectativa e incertezas ainda com relação à PEC da Transição e a situação fiscal, mas o que dava mais direção à tarde (até a confirmação de Mercadante no BNDES) era mesmo a perda de fôlego em Nova York, após o entusiasmo inicial com a leitura sobre a inflação”, disse Lucas Mastromonico, operador de renda variável da B. Side Investimentos.

(Estadão Conteúdo)

Leia mais notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *