HojePR

ANA CLAUDIA WIECHETECK

Branding é só para as grandes marcas?

22/07/2024
BRANDING MARKETING

O Marketing é cercado por diversos pré conceitos. O mais forte de todos é que as estratégias de Marketing são exclusivas de grandes empresas, que possuem orçamentos milionários para as suas atividades, principalmente destinadas à propaganda e publicidade. Outro pré conceito é que o branding é uma questão muito complexa para ser usado nas empresas pequenas ou para profissionais que querem desenvolver a sua marca pessoal. Grande erro!

Ao conhecer o que é o branding, chegamos à conclusão de que o branding não só deve ser usado e desenvolvido por todas as empresas, como é fundamental que toda empresa tenha um branding muito bem desenvolvido. E descobrimos também que o branding não é tão complicado como se pensa. Na verdade, ao estabelecer o branding da sua empresa, você cria posicionamento e objetivos claros para a sua empresa e trabalhar com este direcionamento é muito mais simples e eficaz do que trabalhar sem saber por qual caminho andar e nem onde quem chegar.

Podemos fazer uma analogia com uma viagem. Pense no seguinte cenário: você quer fazer uma viagem. Sem posicionamento e sem objetivo, você viaja um pouco de carro, um pouco de avião, um pouco de trem, mas depois de andar centenas de quilômetros, você ainda não sabe se chegou, porque você não sabe qual é o seu objetivo final.
Já se você tiver um posicionamento e um objetivo claros, talvez uma curta viagem de carro seja o ideal para você chegar ao destino que já está claro para você.

O branding é exatamente isso: é uma bússola que orienta a empresa para diversos aspectos referentes à oferta do produto ou serviço que a empresa vende, ao mercado onde ela atua e também ao público que quer atender.

O branding é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de criar a identidade, personalidade, valores, posicionamento e objetivo da marca e fortalece-los no mercado de atuação e perante os seus clientes. Envolvem também a criação do nome, design e simbologias que sejam associados ao produto ou serviço oferecido pela empresa. O objetivo principal do branding é diferenciar sua empresa da concorrência e criar uma conexão emocional com seus clientes.

Diante disso, o primeiro passo de uma estratégia de branding, é olhar para dentro da empresa e definir o que você oferece e qual é a sua proposta de valor, o que diferencia você dos seus concorrentes e a torna única. Para chegar a esta conclusão, você pode responder algumas perguntas como, qual problema o seu produto resolve, quais os seus benefícios, por que o seu produto é melhor do que os concorrentes, etc. É importante ter todas estas respostas muito claras entre todas as pessoas da empresa, para que estes valores cheguem facilmente até o seu cliente.

Para esta mensagem chegar com eficiência até o seu cliente, a identidade visual da sua marca que inclui o logotipo, cores, tipografia e design geral tem um papel muito importante, porque toda esta comunicação visual deve ser consistente e refletir a personalidade, posicionamento e os valores da sua marca.

Depois de definir estes pontos, deve-se definir para quem a sua empresa destina os seus esforços. Quem são seus clientes? Defina claramente quem é o seu público alvo e a sua persona, mas lembre-se: o seu público deve ter valores e personalidade parecida com a da sua marca, porque ela vai se relacionar com o que é importante e familiar para ela, também. De nada adianta você criar uma marca com uma personalidade específica se o seu público alvo tem personalidade oposta. O seu público não vai se conectar com a sua marca e pior: não vai comprar o seu produto.

Veja que a definição do branding gera direcionamento e objetivo para a empresa. De modo que não deve ser um processo destinado apenas às grandes empresas. O processo de branding não é estático. Pelo contrário: requer monitoramento e ajustes constantes e com ele a sua empresa poderá construir uma marca poderosa que ressoe com seus clientes e se destaque no mercado. Lembre-se, branding é mais do que um logotipo ou um slogan; é a essência da sua marca e a maneira como ela se conecta com o mundo.

Leia outras colunas da Ana Claudia Wiecheteck aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *