A seleção masculina de vôlei do Brasil jogou bem, teve grandes momentos, mas novamente a vitória nos Jogos Olímpicos Paris 2024 escapa entre os dedos. Nesta quarta-feira, 31 de julho, a equipe perdeu para a Polônia na segunda rodada do Grupo B. Agora, precisará vencer na última rodada para seguir vivo na disputa.
Os brasileiros foram derrotados por 3 a 2 (22/25, 25/19, 19/25, 25/23 e 15/12) em mais de duas horas de partida. Com a derrota no tie-break, conquista seu primeiro ponto e segue na terceira posição do Grupo B. A liderança é da Itália, que venceu o Egito por 3 a 0, e tem seis pontos. Os poloneses ficam em segundo, com cinco.
Leon, da Polônia, foi o grande pontuador do jogo, com incríveis 26 pontos na partida. Pelo lado brasileiro, destaque para o trio Lucarelli (18), Adriano (18) e Darlan (17). Juntos, eles fizeram 53 pontos, praticamente a metade da pontuação do Brasil hoje.
Mesmo com a derrota, o ponto conquistado pelo tie-break pode ser fundamental para garantir a classificação da seleção masculina de vôlei às quartas de final dos Jogos Olímpicos Paris 2024. Com três grupos de quatro seleções, apenas os dois melhores terceiros seguem na disputa. Se chegar a quatro pontos, pode assegurar uma das vagas.
Para isso, contudo, precisa vencer o Egito na última rodada do Grupo B por 3 a 0 ou 3 a 1 para conquistar três pontos. A partida acontecerá na próxima sexta-feira, 2 de agosto, a partir das 8h no fuso horário de Brasília.
Brasil leva susto, mas vence primeiro set em 25 a 22
Depois da derrota para a Itália na estreia dos Jogos Olímpicos Paris 2024, a seleção masculina de vôlei do Brasil iniciou o jogo contra a Polônia com uma postura bem diferente. Com um ataque mais agressivo e maior concentração, o país abriu vantagem logo nos primeiros pontos.
Forçando o erro adversário, os brasileiros abriram 7 a 4 e foram ampliando até chegar a 19 a 13. Parecia que a vitória parcial estava encaminhada, mas os poloneses mostraram porque são líderes do ranking.
Com Kamil Semeniuk no saque, diminuíram para 20 a 17. Depois, com Bartosz Kurek no serviço, mais três pontos e a virada em 22 a 21. O jogo ficou tenso, Bernardinho gastou dois tempos técnicos e os brasileiros conseguiram retomar o foco. Com Lucarelli no ataque e Leal no saque, a seleção fez quatro pontos e venceu por 25 a 22.
Polônia empata e Brasil faz 2 a 1 graças às vantagens no início dos sets
No segundo set, a seleção polonesa apertou o ritmo desde o começo. Abriu 5 a 0, obrigando um pedido técnico de Bernardinho. A partir daí os brasileiros sempre correram atrás do placar. Até se aproximaram em alguns momentos, quando descontou para 9 a 8 e, depois que os rivais abriram de novo, para 21 a 18.
Contudo, a reação parou aí graças à atuação de Leon. Com três pontos seguidos, fechou a parcial em 25 a 19.
Para o terceiro set, a seleção masculina de vôlei do Brasil adotou a mesma estratégia. Fez 3 a 0 logo de cara e obrigou a Polônia a correr atrás do placar. O roteiro seguiu o mesmo, a Polônia chegou a diminuir para um ponto (coincidentemente em 9 a 8), mas o Brasil logo retomava a vantagem.
Com grande atuação de Adriano e Lucarelli, os brasileiros seguraram a pressão adversária, fizeram cinco pontos seguidos na reta final e venceram por 25 a 19.
Polônia acerta ‘detalhes’ e consegue vitória nos Jogos Olímpicos Paris 2024
O quarto set, contudo, mostrou-se o mais equilibrado da partida válida pela segunda rodada do vôlei masculino nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Nenhum dos dois times conseguiu abrir mais do que dois pontos de vantagem. O Brasil até conseguiu fazer14 a 12, mas a Polônia empatou logo na sequência.
Os dois times se revezavam no ataque, trocando pontos, até que Norbert Huber no saque colocou os poloneses em vantagem com 19 a 17. Essa diferença mínima foi decisiva, permitindo que o país empatasse o jogo com 25 a 23 no placar.
Já no tie-break, a Polônia soube explorar o cansaço brasileiro. Com Leon fazendo grande partida, abriram uma vantagem segura logo no início do set, alcançando 8 a 4 no placar. O Brasil até esboçou uma reação com Adriano, Lucarelli e Flávio, chegando a empatar em 12 a 12. Mas Leon no saque conseguiu dois aces seguidos e garantiu a vitória da Polônia.
(Foto por Volleyball World)
Leia outras notícias no HojePR.