Chegamos ao fim das cinco primeiras rodadas da Série A 2022 e alguns dados chamam a atenção para a dupla Athletico e Coritiba. Por mais que os dois clubes estejam próximos na tabela, sendo o Coxa em 10° colocado, com sete pontos, e o Furacão em 12°, com seis pontos, ambos estão em lados contrários quando falamos de efetividade para fazer gols.
O Coritiba está no Top 3 dos times que menos precisam de passes para marcar um gol. Enquanto o Athletico é o time que mais exige toques até marcar. Os dados são do SofaScore Brazil.
Após as cinco primeiras rodadas do Brasileirão, o Coxa tem mostrado efetividade na hora de balançar as redes. Atualmente, é o 3° time que menos troca passes para fazer um gol, a média é de 188 toques na bola. O Coritiba fica atrás apenas do Goiás (177) e Santos (130). O sistema ofensivo do Alviverde também é um dos mais perigosos no campeonato. Foram feitos 10 gols em cinco jogos, ficando empatado com o Santos na briga pela liderança.
Em contrapartida, o Athletico vive um momento completamente contrário ao seu rival. O Furacão marcou apenas dois gols em cinco jogos e tem o pior ataque da Série A, junto com o Fortaleza. O Rubro-negro também está ostentando outra marca negativa, de time que mais troca passes para fazer um gol. São necessários 759 passes para marcar no placar, a maior médio dentro do campeonato.
Quanto ao setor defensivo, as estatísticas melhoram para o Athletico. O Furacão é um dos times que mais exigem chutes do adversário para sofrer um gol. Para marcar no Furacão são necessários 10,7 chutes ao gol, 4° melhor entre os 20 times da Série A. Já o rival Coritiba tem uma das defesas mais vazadas do campeonato. Ao lado do Atlético-GO, ambos já sofreram oitos gols. As duas equipes ficam atrás apenas de Juventude e Góias, com nove gols cada. São necessários 6,4 chutes no gol para vazar a defesa alviverde.