HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

29/01/2023



Economia

Brasileiro quer economizar dinheiro em 2022. Tem como?

Veja dicas para fazer uma poupança

 Brasileiro quer economizar dinheiro em 2022. Tem como?

Guardar dinheiro é a principal meta dos brasileiros para 2022, de acordo com um estudo feito pela 7waves, startup que oferece um aplicativo gratuito para apoiar o planejamento financeiro. Mais da metade dos 16.119 internautas ativos da plataforma (50,75%) que forneceram os dados para a pesquisa têm esse objetivo. Mas, diante da crise por que passa o país, tem como? (Veja abaixo dicas para economizar dinheiro).
Em segundo lugar, está o desejo de buscar novos conhecimentos, citado por 35,85% dos participantes. Entre eles, a maioria planeja aprender inglês ou começar os estudos em uma universidade. Foram elencados os sete objetivos mais buscados.
O levantamento foi feito com representatividade proporcional em todos os estados brasileiros, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010. Também foram considerados usuários da população economicamente ativa, ou seja, aqueles de 15 a 65 anos de idade que recebem remuneração salarial pela venda de sua força de trabalho — inclusive quem está temporariamente desempregado.
Os sete objetivos mais desejados pelos brasileiros e de que maneira eles pretendem alcançá-los:
1- Guardar dinheiro
2 – Buscar novos conhecimentos
3 – Cuidar da saúde
4 – Evoluir na carreira
5 – Adquirir bens
6 – Viajar
7 – Abrir o próprio negócio

Como economizar dinheiro: um passo a passo
A Nubak divulgou uma série de dicas para quem pretende economizar:

  1. Crie um controle financeiro pessoal
    Pode ser uma tabela, um aplicativo, um caderno… O método que você preferir. O importante é que você consiga visualizar os valores inseridos com clareza.
  2. Calcule quanto você ganha por mês
    Ou seja, seu salário líquido e/ou quaisquer outras fontes de renda mensais. Se você for um trabalhador autônomo ou informal, considere a média dos últimos 12 meses para ter uma ideia.
  3. Liste suas contas
    Crie um controle com todas as suas contas fixas mensais. Considere gastos com aluguel, água, energia elétrica, alimentação e até assinaturas recorrentes, como um plano de academia ou um serviço de streaming, por exemplo.
  4. Liste todos os outros gastos
    Comprou no débito, no crédito ou no dinheiro? Anote. É trabalhoso, mas você não terá que fazer isso sempre. Seja minucioso no primeiro mês para ver seus gastos em detalhes e desenhar uma estratégia para economizar.
  5. Olhe para a diferença
    Compare a soma de seus ganhos com a soma de seus gastos. Qual é o número resultante quando você subtrai um pelo outro? Este é o valor que você consegue economizar por mês – o trabalho, agora, é descobrir se ele pode crescer.
  6. Classifique seus gastos
    A ideia ainda não é criar um orçamento, apenas descobrir o quanto você gasta, em média, e com o quê. Os tipos de despesa mais comuns são:
    Moradia (aluguel e/ou condomínio, contas de água, luz, IPTU);
    Transporte (gasolina, aplicativos de carros, aluguel de bicicleta, transporte público, estacionamento;
    Alimentação (restaurantes, mercado);
    Saúde (convênio, farmácia, consultas);
    Educação (cursos, mensalidade, material escolar);
    Casa (produtos de limpeza, faxina);
    Serviços (TV a cabo, internet, plano de celular, serviços de streaming);
    Dívidas (financiamentos, empréstimos, parcelas atrasadas);
    Lazer (compras, passeios, viagens etc).
  7. Determine um teto para cada categoria
    Quanto você está gastando em cada tipo de despesa? Os valores parecem adequados? Com a listagem minuciosa que você fez, dá para visualizar onde há espaço para cortes e estabelecer um valor máximo para cada categoria.
  8. Crie um orçamento
    Existem várias formas de fazer isso, já que as economias variam conforme suas prioridades e objetivos. Você pode, por exemplo, usar métodos reconhecidos, como o famoso 50-15-35, ou fazer sua própria separação. Mas é importante lembrar de que o orçamento é um guia que ajuda na hora de planejar e cumprir os gastos. Ele não deve ser visto como algo que engessa as suas ações, mas sim como um controle.
  9. Hora de guardar! Comece pela reserva de emergência
    A reserva de emergência deve sempre ser a prioridade quando você começar a guardar dinheiro. Ela é aquele dinheiro que você não sabe quando precisará usar, mas que está disponível para qualquer eventual emergência ou imprevisto. Por isso, precisa ser um dinheiro acessível, guardado em um produto com liquidez diária, como a conta do Nubank.
  10. Reserva feita? Que tal começar a investir?
    No momento em que a reserva estiver cuidada, é hora de decidir para onde vão suas próximas economias. Para quem está começando a investir, o mais indicado é escolher entre aplicações de renda fixa, que têm baixo risco e uma previsão mais exata de rendimentos.
    Como economizar dinheiro se você está endividado?
    Antes de começar a de fato guardar e economizar dinheiro, é importante se livrar das dívidas – afinal, quanto mais tempo um débito fica em aberto, mais juros são aplicados sobre ele (o que pode acabar se transformando em uma bola de neve).

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *