HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

22/07/2024

NEGÓCIOS

Cabides feitos de cana-de-açúcar incentivam consumo consciente

Redução do uso de plástico, otimização da utilização de água, emprego de produtos biodegradáveis, descartes recicláveis e consumo de energia limpa. Essas são as principais práticas sustentáveis aplicadas pela Lavoutique Lavanderia & Costura, que acaba de lançar uma ação especial de conscientização pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Durante o mês de junho, os clientes da Lavoutique vão receber um cabide biodegradável entre os cabides em que as roupas normalmente são entregues, com uma tag que explica sobre a importância da logística reversa e da economia circular.

“Temos uma empresa fornecedora que sempre está alinhada com nosso propósito de trazer materiais sustentáveis para as lojas. Normalmente, já usamos um cabide reciclável, incentivando os clientes a retornarem e dando crédito por unidade devolvida na próxima lavagem. Agora, esse fornecedor criou um cabide biodegradável feito de cana-de-açúcar”, explica Birgit Marsili, proprietária da Lavoutique.

Segundo Birgit, a intenção da ação é chamar a atenção do consumidor. “Infelizmente, ainda vemos poucas iniciativas desse tipo no mercado, em especial que incentivem o recolhimento de plásticos. Por isso, estamos fazendo nossa parte”.

Energia solar e ODS

Ainda dentro das políticas de ESG (sustentabilidade, social e governança), a Lavoutique faz parte de um programa de energia limpa. “Além de contarmos com energia solar, todos os produtos químicos usados nas lavagens são biodegradáveis. Nossos equipamentos fazem a otimização do uso de água, com tecnologia inteligente que calcula o nível de água. Tudo para evitar o desperdício”, detalha Birgit.

Além disso, a Lavoutique é signatária de cinco dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis, Consumo e Produção Responsáveis, Ação Contra a Mudança Global do Clima, Vida na Água e Vida Terrestre.

Produtos descartáveis feitos de cana

Como alternativa econômica e sustentável ao uso de plástico e isopor, algumas empresas estão desenvolvendo embalagens e itens descartáveis confeccionados em celulose de bagaço de cana-de-açúcar. Além de uma solução totalmente natural e de fonte renovável, esses produtos têm várias vantagens: não são tóxicos, têm ampla tolerância ao calor, suportando temperaturas de até 100°C, são indicados para forno, freezer e microondas, além de resistirem a alimentos gordurosos, biodegradáveis e compostáveis.

Segundo dados da União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica), a biomassa dos canaviais representa 72% de toda a capacidade instalada de bioeletricidade no Brasil. É a quarta fonte mais importante na matriz brasileira, com 6,3% de capacidade instalada. E o potencial da biomassa de cana ainda poderia suprir mais de 30% do consumo de energia no país, se fosse plenamente aproveitado.

Serviço

Lavoutique Lavanderia & Costura
Endereço Ecoville: Rua Prof. Pedro V. Parigot de Souza, 3901
Horário de atendimento: Seg. a Sex. das 8h às 18h | Sáb. das 9h às 13h
Endereço Batel: Alameda Dr. Carlos de Carvalho, 2050
Horário de atendimento: Seg a Sáb, das 9h às 20h
Telefone: (41) 3285-8500/ (41) 3026-0600
www.lavoutique.com

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *