A Caixa Cultural Curitiba recebe a nova temporada do monólogo Lusco-Fusco, protagonizado pelo ator, iluminador e artista visual, Wagner Corrêa. As apresentações acontecem desta sexta (15) até domingo (17). O espetáculo, que retorna ao palco do espaço, convida o espectador a refletir sobre o significado da luz em diferentes contextos, desde suas representações mitológicas até seu papel na ciência e na arte. A entrada é gratuita, com retirada dos ingressos 1h antes da apresentação.
Lusco-Fusco também aborda a dualidade que cria e ao mesmo tempo pode destruir, revelando as sombras da existência humana. “Na peça, a luz não é apenas um elemento cênico, mas um personagem fundamental na trama”, comenta Wagner.
A peça conta com referências artísticas que vão desde os pintores Rubens e William Turner até o cineasta Robert Eggers, mesclando elementos contemporâneos como vídeo mapping e fontes alternativas de luz.
A iluminação cênica do espetáculo é pensada por Beto Bruel e a direção de Nadja Naira, somada à dramaturgia de Nina Rosa Sá, garantem uma abordagem coesa e impactante nesta peça-palestra.
Acompanhando a curta temporada, o projeto apresenta a exposição Do lampião ao led – uma história da iluminação cênica, que leva ao saguão da Caixa Cultural Curitiba equipamentos de vários períodos e que fizeram parte do processo de criação da obra. A exposição fica disponível de 13 a 17 de março. Haverá uma visita guiada à mostra no sábado (16), às 18h30.
Serviço
Peça “Lusco-Fusco”
Data: 15, 16 e 17 de março
Local: Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro)c
Horário: sexta e sábado às 20h, domingo às 19h
Ingressos: gratuitos, com retirada 1h antes do espetáculo
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso para pessoas com deficiência
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Lidia Ueta)