A Caixa Cultural Curitiba preparou uma série de eventos especialmente organizados para celebrar o Natal e a magia que essa época carrega consigo. Durante todo o mês será possível aproveitar encontros que celebram a data de uma forma especialmente brasileira. Além dos eventos com temática natalina, será possível aprender a confeccionar artesanato, conhecer um pouco mais a cidade e assistir peça de teatro.
De 5 a 8 de dezembro, terá o final da temporada de Dom Quixote. Os atores Leonardo Brício e Kadu Garcia apresentam uma adaptação que aproxima o enredo dos dias atuais. Substituindo moinhos de vento por ameaças das grandes cidades, a peça explora as batalhas contemporâneas de sobrevivência e busca por ideais.
Dia 6 acontece a Oficina “Princípios da Palhaçaria – uma prática sobre bobeira”, com Kadu Garcia, oferecendo aos participantes uma imersão nas técnicas de atuação do palhaço. A oficina é direcionada para maiores de 16 anos, estudantes de artes cênicas, artistas e interessados na linguagem do palhaço.
No dia 7 de dezembro, às 11h, haverá a contação “Quando te dei o fio, para não morreres” – O mito de Ariadne.Em versão poética e romântica, a história aborda as promessas não cumpridas de Teseu à princesa Ariadne e o encontro dela com Dionísio. A contação será contextualizada traçando um paralelo com a exposição “Entretecendo”, em cartaz na galeria térreo, unindo mitologia e arte moderna.
As programações para o dia 7 não param por aí: das 15h às 17h haverá a oficina “Panos de Prato Natalinos”. Nesse encontro, os participantes poderão personalizar panos de prato com temáticas natalinas, utilizando canetas para tecido, tintas e enfeites decorativos. A proposta é criar peças únicas que podem ser usadas na decoração de fim de ano ou como presentes personalizados para familiares e amigos. A iniciativa valoriza o fazer manual e reforça o espírito de afeto e criatividade que marca as celebrações natalinas.
Em celebração ao Dia Nacional da Acessibilidade, comemorado em 5 de dezembro, haverá a oficina “Corpo-Imagem: Poesia em Libras e Visualidades”, que acontece no dia 10 de dezembro, das 18h30 às 21h30. A atividade explora a poesia em Libras como uma manifestação artística visual e gestual, combinada ao uso da fotografia e das artes visuais para promover a inclusão, a criatividade e a valorização das identidades surdas. O evento é voltado para a comunidade surda e interessados na temática.
No dia 10 será realizada a última edição do ano do Samba de Bamba, com Janine Mathias. No show, a cantora vai apresentar um repertório exclusivo para o projeto, ao lado do grupo Canjão, com músicas que vão contar sua trajetória através do samba de terreiro, partido alto e todos os batuques que celebram sua ancestralidade. Entre os compositores que se destacam neste roteiro estão Dona Ivone Lara, Paulinho da Viola, Leci Brandão, Roque Ferreira entre outros.
Já entre os dias 11 e 15, haverá a Telúrica – Festival Feito por Palhaças, que promete arrancar gargalhadas dos espectadores. Em continuidade às programações, haverá das 18h30 às 21h30 a oficina “Confecção de Estandartes”. Na atividade, os participantes produzirão suas próprias bandeiras com base em suas vivências e inspirações, utilizando materiais como tecido, feltro colorido, fitas e aviamentos. A oficina combina referências visuais de estandartes históricos com práticas artísticas acessíveis, estimulando o aprendizado por meio de trocas criativas entre a ministrante e os participantes.
No dia 14 de dezembro, das 15h às 18h, haverá a oficina “Joias Bordadas”. Pensada para o período natalino, a atividade oferece uma alternativa criativa para confeccionar acessórios personalizáveis, unindo a prática do bordado à criação de joias como chaveiros, pingentes e brincos. Destinada a pessoas com familiaridade prévia em bordado, a oficina incentiva a personalização e a produção de presentes artesanais.
Dia 15, das 15h às 17h, haverá uma caminhada denominada de “Percurso de Arquitetura: Paisagens Urbanas de Abrão Assad”. A ação, que celebra o Dia do Arquiteto e Urbanista, convida os participantes a explorarem os espaços projetados pelo arquiteto Abrão Assad em vários pontos da cidade, como o centro de Curitiba, o desenho em petit-pavé na calçada dos Correios, a Estação Tubo Central e a Rua 24 Horas. A proposta permite reflexões sobre o impacto do planejamento urbano e a apropriação dos espaços públicos. A atividade terá início na Caixa Cultural Curitiba e incentiva a criação de registros artísticos e pessoais, alinhando-se à perspectiva de Paulo Freire sobre vivências culturais e construção de conhecimentos no espaço urbano.
No dia 17, a programação cultural se expande com a abertura de duas exposições: A Dedo e Adendos, de Tony Camargo, e Fusão, de Gustavo Magalhães, que inclui uma Oficina de Curadoria Contemporânea com Ayala Prazeres.
Como parte da programação do Natal Armorial, no dia 18 de dezembro, das 18h30 às 20h30, acontecerá a oficina “Música Armorial Brasileira: Tradições e Inovações Sonoras”, que apresentará a riqueza do Movimento Armorial, fundado por Ariano Suassuna, que celebra a fusão entre o popular e o erudito ao valorizar elementos do folclore brasileiro, como a rabeca e a viola, em composições que unem melodias barrocas a ritmos típicos do interior. Com uma abordagem teórico-prática, os participantes terão contato com conceitos, instrumentos e repertórios que compõem esse movimento, vivenciando na prática o potencial da música como preservação e valorização da herança cultural brasileira.
No dia 19, às 18h, iniciam as ações de “O Auto do Menino Jesus – Um Natal Brasileiro”, com um cortejo que parte da Rua XV de Novembro e chega às 19h na Caixa Cultural Curitiba para a realização do espetáculo. No dia 20, haverá uma segunda sessão do espetáculo, também às 19h. Inspirado no clássico pernambucano “Baile do Menino Deus”, a peça combina elementos de tradições populares como o Reisado, Folia de Reis e composições de Villa Lobos, celebrando a cultura brasileira com música, poesia e performances que recontam a história dos Três Reis Magos e o nascimento de Jesus.
Em 21 de dezembro será a vez de três eventos com temas natalinos. O primeiro, das 10h às 12h, será “Customização de Pacotes de Presente Natalinos”. A atividade, em formato de “ateliê livre”, convida o público a trazer seus próprios presentes natalinos para criar embalagens personalizadas utilizando materiais como papel kraft, jornais, fitas, tintas e enfeites variados. A proposta é transformar o ato de embrulhar presentes em uma experiência criativa e afetuosa, ressignificando o ritual de presentear como uma forma de expressão artística e celebração. Das 14h às 16h, a oficina de “Pintura de Enfeites de Natal em Cerâmica Fria”, em formato de “ateliê livre”, disponibiliza peças diversas em cerâmica para que os participantes possam personalizá-las com tintas, glitter e outros materiais decorativos. Além de explorar possibilidades manuais, a atividade ensina técnicas para criar enfeites exclusivos, como estrelas, árvores de Natal, sinos e anjos, que podem ser levados para casa para decorar ou presentear, com um toque único e artesanal.
Encerrando os eventos do mês e do ano na Caixa Cultural, das 17h às 19h, acontecerá a oficina “Cordões Natalinos com Papelão”. Será um ateliê livre especial para a produção dos cordões, feitos com papelão, unindo criatividade, afeto e sustentabilidade. A atividade incentiva os participantes a confeccionarem enfeites únicos, como pequenas árvores de Natal, que, unidas por um barbante, se transformam em lindos cordões decorativos. A proposta vai além da criação artística, refletindo sobre o verdadeiro sentido do Natal, valorizando a generosidade, a união e a alegria de criar momentos significativos com aqueles que amamos.
Serviço
Programação de dezembro na Caixa Cultural Curitiba
Data: 5 a 21 de dezembro
Local: Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Centro
Acesso para pessoas com deficiência
Instagram: @caixaculturalcuritiba
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação)