Pular para o conteúdo
TRAGÉDIA NO RS

Caminhões-pipa saem de Curitiba para ajudar o Rio Grande do Sul

07/05/2024
sanepar caminhao pipa curitiba hojepr

A campanha solidária de Curitiba e do Paraná para ajudar as famílias desabrigadas do Rio Grande do Sul está sendo ampliada com o envio de caminhões-pipa para abastecer os moradores de Porto Alegre. A iniciativa é uma articulação conjunta da Prefeitura de Curitiba, do Governo do Estado e da Sanepar. Calcula-se que pelo menos 600 mil pessoas estejam sem água potável nos bairros da capital gaúcha, que sofre com a cheia do Rio Guaíba.

Serão inicialmente cinco caminhões disponibilizados pela Sanepar com capacidade para transportar até 60 mil litros de água. A Prefeitura pretende viabilizar mais veículos para ampliar a ajuda. Os caminhões deverão sair em comboio de Curitiba vazios, pela BR-101, nesta terça-feira (7/5), até o município de Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde serão abastecidos em duas estações de tratamento que estão preservadas.

“Precisamos nos unir e buscar soluções que amenizem o sofrimento de nossos irmãos gaúchos, que sofrem com a tragédia das cheias”, disse o prefeito Rafael Greca, que articulou a mobilização para o envio dos caminhões-pipa e participou nesta segunda-feira (6/5) de uma reunião virtual com o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o secretário gaúcho de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Bruno Caldas, o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, e o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Mais doações

Além dos caminhões-pipa que serão enviados para o abastecimento de água, a Defesa Civil do Paraná encaminhará ainda esta semana três caminhões com doações arrecadadas no Estado, parte delas doadas pelos curitibanos que atenderam ao chamado da Prefeitura de Curitiba que lançou a Campanha Solidária para o RS, na última sexta-feira (4/5).

O primeiro caminhão sairá de Curitiba nesta terça-feira (7/5) levando 5 toneladas de alimentos, itens de higiene e limpeza e 2 mil garrafas de água arrecadadas pela Prefeitura, além de 144 mil copinhos de água doados pela Sanepar. A companhia fez o envase dos copos na última sexta-feira, em Campo Largo, onde mantém a Estação de Tratamento Rio Verde.

Os próximos envios de doações feitas pela população, empresas e instituições para o Rio Grande do Sul serão realizados nesta quinta-feira (9/5) e sábado (11/5).

“A Sanepar tem sido parceira da sociedade nos momentos de dificuldades. Foi assim na pandemia de Covid, quando viabilizamos álcool em gel, fizemos a desinfecção de unidades de saúde e mantivemos o fornecimento de água para os inadimplentes. Também ajudamos as comunidades nas enchentes de cidades paranaenses no ano passado. E, agora, não poderíamos deixar de ajudar nossos irmãos do Rio Grande do Sul”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile.

Campanha Solidária

A Campanha Solidária da Prefeitura de Curitiba pede que os curitibanos se solidarizem à ajuda humanitária doando principalmente água, além de alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal e limpeza, apontados pela Defesa Civil gaúcha como os produtos de maior necessidade.

As doações podem ser feitas em 163 pontos de coleta localizados em todos os postos da Guarda Municipal, Ruas da Cidadania e unidades da Fundação de Ação Social (FAS), secretarias municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e do Esporte Lazer e Juventude (Smelj), Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) e Casa da Mulher Brasileira.

A iniciativa privada também faz parte desse grande esforço. Entre as empresas e instituições que se tornaram pontos de arrecadação de donativos estão as redes de supermercados Festval, Condor, Tissi, Stall, Zamprogna, Companhia do Alimento e o Fri´s Mercado Day by Day.

E, ainda, o ParkShoppingBarigüi, Shopping Pátio Batel, Shopping Palladium, Ventura Shopping, Jockey Plaza Shopping, Câmara Municipal de Curitiba, Colégio Positivo, Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, Primeira Igreja Batista de Curitiba, Comunidade Alcance de Curitiba, Comunidade Cristã de Curitiba, Igreja Batista Shalon e a Comunhão Cristã Abba.

A campanha tem ainda o apoio do Rotary Clube de Curitiba e da empresa Landis+Gyr, que atua na área de gerenciamento de energia, que farão doações. O Clube Athletico Paranaense e a Fundação Club Athletico Paranaense também apoiam a ação e mobilizaram seus torcedores para doação de donativos, no último domingo (5/5), no jogo contra o Vasco.

Foto: Sanepar

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *