No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Para reforçar a importância de conscientizar a população sobre essa doença, o Hospital São Vicente realizará no dia 27 de julho, das 10h às 17h, no Shopping Curitiba, a 3ª edição do evento “Promova a Prevenção, Salve Vidas”. A campanha consiste em realizar testes rápidos para diagnosticar as Hepatites Virais B e C na população acima dos 18 anos
A iniciativa faz parte da campanha nacional “Julho Amarelo”, que busca aumentar a conscientização sobre a importância da detecção precoce dessas doenças. “O maior desafio é realizar o diagnóstico precoce das hepatites virais B e C, pois são doenças crônicas, silenciosas, que muitas vezes evoluem para cirrose hepática e câncer de fígado por não serem diagnosticadas e tratadas corretamente. A vacina para hepatite B é a principal forma de prevenção do contagio e o diagnóstico e tratamento precoce da infecção pelos vírus B e C evita a evolução para estágios mais avançados de doença hepática, como a cirrose.”, explica o cirurgião de transplante hepático do Hospital São Vicente, Guilherme Ferrarini Furlan.
No dia da ação, além dos testes rápidos, a equipe médica estará presente para fornecer informações sobre a doença e encaminhar os pacientes conforme suas necessidades individuais.
“Temos um compromisso contínuo com ações ligadas à responsabilidade socioambiental. Por isso firmamos essa parceria com o Hospital São Vicente, utilizando o nosso espaço para levar informação e conscientização ao público”, comenta Bruna Habinoski, gerente de Marketing do Shopping Curitiba.
Diagnóstico do Paraná
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C e que apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite viral sabe que está doente. Só uma em cada 100 está recebendo tratamento.
Segundo dados da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa), ano passado o Paraná registrou 39 casos de hepatite A; 1.161 de hepatite B; 776 do tipo C e 1 caso de hepatite D ou “B+D”, pois um paciente só pode contrair a hepatite D por meio do vírus da hepatite B. Este ano, de janeiro a junho, foram notificados 390 casos de hepatite A; 291 de hepatite B; 243 de hepatite C e 1 caso de hepatite D. Em 2023, 77 pessoas morreram no Estado e este ano já são 32 óbitos em decorrência das infecções.
Serviço:
Campanha de testes rápidos para hepatite B e C
Data: 27/07/2024
Horário: Das 10h às 17h
Local: Shopping Curitiba, no Piso L2 (Entrada da Rua Visconde de Guarapuava).
A idade é acima de 18 anos para realizar o teste.
Leia outras notícias no HojePR.