Pular para o conteúdo
CIDADES

Campo Largo celebra parceria para reciclagens flexíveis e mais renda para associações

31/05/2023

Neste mês de maio (16) a Divisão de Limpeza e Coleta Pública, vinculada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, articulou a realização de uma das primeiras coletas de embalagens plásticas flexíveis aqui no Paraná. Essas embalagens são um desafio, pois estão presentes em pacotes de bolacha, salgadinho, macarrão, café, produtos de limpeza, entre outras. E são constituídas de uma ou mais camadas de plásticos diferentes, o que acaba dificultando a reciclagem.

 

Segundo o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de 2023, tais resíduos correspondem a aproximadamente 18% do rejeito reunido pelas associações de reciclagem credenciadas ao município. Ou seja, anteriormente esse percentual contribuía para o esgotamento da vida útil do aterro sanitário, causando impactos ambientais e financeiros. Isso significa que uma parte significativa dos resíduos plásticos que você separava como reciclável, na verdade, acabavam não tendo destino na cadeia de reciclagem.

 

Agora, a novidade é que as embalagens flexíveis descartadas no município terão o destino correto, retornando para a cadeia de produção via parceria da prefeitura de Campo Largo com a gestora Yattó, uma startup especialista em conectar geradores de resíduos a ciclos de reciclagem em todo o país. Este marco só foi possível com o trabalho e dedicação das associações credenciadas (ARC, ARLeV, AR-AMA e ASSUR) que triaram, separaram e destinaram aproximadamente 3.600 quilos de embalagens, neste primeiro momento. Além da contribuição ao meio ambiente, tal movimento reverte em mais renda para as associações e fortalece a cadeia de reciclagem.

 

Para se ter uma ideia de como há potencial, a meta é garantir na próxima coleta 8 toneladas de embalagens plásticas recolhidas das ruas de Campo Largo e destinadas à reciclagem pela Yattó. Contribua com a coleta de resíduos de Campo Largo e continue separando. Juntos vamos construindo a cidade que queremos!

 

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *