HojePR

HOJEPR LOGO
Siga no WhatsApp
Pesquisar

07/09/2024

Campos Gerais terá eleição disputada para deputados

Tudo indica que a disputa nos Campos Gerais seja acirrada. Num área com 690 mil eleitores, estão brigando por vagas políticos tradicionais que querem se eleger deputado federal ou estadual. Na briga por um cargo no Congresso Nacional, tem os deputados federais Aliel Machado (PV) e Sandro Alex (PSD), e o ex-deputado Jocelito Canto (foto) (PSDB). No campo estadual, há o deputado Plauto Miró (União Brasil), Mabel Canto (PSDB), o ex-prefeito de Castro, Moacyr Fadel (PSD), entre outros.

O maior racha é entre Aliel e a família Canto. Segundo Aliel, Jocelito tinha um compromisso de não sair na disputa, em troca do apoio a Mabel Canto na disputa para a prefeito em 2020. “Mas, pelo visto, é um projeto mais pessoal, familiar, e com isso rompe o acordo que nós fizemos”, questiona o deputado federal do PV. Jocelito minimiza e diz que não havia tal compromisso para 2022, mas apenas o apoio em 2020.

Como reação, Aliel lançou o nome de dois ex-assessores de Mabel Canto para a disputa ao cargo de deputado estadual, buscando roubar votos que iriam para Mabel.

Também correndo atrás de uma cadeira no Congresso está o deputado Sandro Alex, ex-secretário da Infraestrutura do governo Ratinho Junior. Com uma grande entrega de obras na região, Alex busca ampliar o número de votos e espera superar mais de 100 mil votos na região. E tende a ser o mais votado dos três principais players ao cargo federal.

Na disputa estadual, tem o deputado Plauto Miró, que é tradicional na política mas busca se renovar, pois tem perdido eleitores. Em 2014, obteve 64 mil votos e , em 2018,  entrou na Casa com 36 mil votos.

Na disputa entra o ex-prefeito de Castro e ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná, Moacyr Fadel. Fadel é forte em sua cidade e nas vizinhas. Tem boa credibilidade com o mundo do agro, mas terá que cavar votos no restante dos Campos Gerais. Outra dificuldade é a quantidade de candidatos a deputado estadual no PSD. Isso vai exigir ter uma boa votação para se aproveitar dos votos do partido.

 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *