HojePR

LOGO-HEADER-slogan-675-X-65

25/04/2024



Capital

Curitiba estuda modelos de ônibus elétricos em evento de mobilidade

 Curitiba estuda modelos de ônibus elétricos em evento de mobilidade

Os presidentes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur, e da Urbanização de Curitiba S/A, Ogeny Maia Neto, acompanhados de equipes técnicas, participam, em São Paulo, do maior evento latino-americano de mobilidade, com vistas a fortalecer a estratégia de implantação de ônibus elétricos em ampla escala na capital paranaense. Em setembro Curitiba irá testar ônibus elétricos em operação.

A participação de técnicos de nossa cidade neste grande evento de mobilidade fortalece a nossa estratégia de implantação da eletromobilidade em larga escala no transporte público, ampliando o leque de possibilidades de modelos e fabricantes”, observou Jamur.

Na quarta (10) e quinta-feira (11), a delegação curitibana cumpriu uma série de visitas técnicas e reuniões na 35ª edição do Seminário da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) que acontece em paralelo com a LatBus Transpúblico, feira latino-americana do transporte.

O roteiro em São Paulo começou com uma visita à fábrica da Mercedes, em São Bernardo do Campo, onde estiveram reunidos com representantes da empresa e conheceram as linhas de produção dos motores e chassis e a plataforma onde serão montados os veículos elétricos, como parte de uma parceria entre a Mercedes e a Eletra.

Já na capital paulista, tiveram a oportunidade de acompanhar um test-drive dos veículos Mercedes/Eletra e conheceram os modelos de ônibus elétricos das empresas Marcopolo, BYD, Caio, Iveco e o chassis elétrico da Volvo.

No último dia em 25 de julho, o prefeito Rafael Greca Curitiba lançou edital de chamamento público para testes em larga escala de ônibus elétricos na Rede Integrada de Transporte (RIT). No evento, estiveram representantes de fabricantes e montadores de ônibus, entre eles da Volvo, Higer, Eletra, BYD e Mercedes Benz, todos com participação no mercado nacional.

“Estamos trabalhando intensamente para a introdução dos ônibus elétricos em Curitiba realizando estudos e conversas com fornecedores e operadores para a escolha mais adequada às características da nossa RIT”, destaca o presidente da Urbs.

Também compuseram a equipe de Curitiba no evento em São Paulo, a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Cristina Jayme, Olga Prestes e Marcelo de Freitas, da coordenação de Transporte e Mobilidade do Instituto, e Márcio Marcelino, da diretoria de Projetos do Ippuc.

Por parte da Urbs, participaram o gestor da Área de Operação do Transporte Coletivo, Sérgio Luís Oliveira e o coordenador da Unidade de Inspeção de Frota, Alysson Wolf.

 

Mobilidade Sustentável

A implantação de ônibus elétricos é base do Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos de evolução do transporte curitibano, do Inter 2 e Leste-Oeste, com financiamentos externos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do New Development Bank (NDB), respectivamente.

A inserção da eletromobilidade na RIT integra as iniciativas de Curitiba de zerar as emissões de CO2 até 2050, como parte do Plano de Ação Climática (PlanClima), a alinhado às ações globais de sustentabilidade.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *