Pular para o conteúdo
NEGÓCIOS

Carlos Beal participa de evento com gigantes do varejo paranaense para falar sobre as tendências para o setor

28/03/2025
beal

Com um público formado por líderes empresariais, profissionais da área de inovação e interessados no futuro do consumo, o painel O Varejo na Era da Sustentabilidade e Tecnologia, promovido pelo GazzConecta, reuniu três grandes nomes do setor supermercadista paranaense: Carlos Beal, do Festval, Everton Muffato, do Grupo Muffato, e Pedro Joanir Zonta, da Rede Condor. O encontro ocorreu na quinta-feira (27), como parte da programação do GazzSummit Agro e Foodtechs, que aconteceu durante a Smart City Expo, em Curitiba.

Durante o bate-papo, conduzido pela jornalista Milena Prado e pelo founder do Masterboard, Guilherme Barbosa, os empresários compartilharam histórias, desafios e as apostas que vêm guiando suas companhias em tempos de transformação acelerada.

Na conversa, um ponto comum entre os três empresários ficou evidente: a necessidade de acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor e investir em tecnologia de forma estratégica, sem perder de vista o lado humano da operação.

Inovação com foco no cliente

Carlos Beal, diretor comercial e de marketing do Festval, destacou como a rede tem buscado se posicionar como um supermercado inteligente – atento ao comportamento do consumidor, mas também comprometido com o meio ambiente e a valorização das pessoas. “Hoje convivemos com cinco gerações diferentes dentro das lojas. É desafiador e, ao mesmo tempo, fascinante. A inteligência artificial nos ajuda não apenas a conhecer, mas a entender esse novo cliente”, explicou.

Com mais de 50 anos de história, o Festval mantém raízes familiares fortes, mas se atualiza constantemente. “O feeling do comerciante ainda é importante, mas hoje temos a tecnologia para nos apoiar. Temos mais de 1 milhão de pessoas passando pelas nossas lojas todos os meses. Precisamos entregar mais do que produtos, oferecer experiências”, enfatizou.

Beal também falou sobre as iniciativas de sustentabilidade, como o projeto Lixo Zero e a parceria com o programa Mesa Brasil, do SESC – iniciativa de combate à fome e ao desperdício de alimentos que conecta empresas que fazem a doação destes produtos a instituições sociais que os distribuem. “É uma mudança de cultura. A gente trabalha internamente para transformar hábitos e reduzir desperdícios. Felizmente, Curitiba está muito à frente, até transformando lixões em usinas solares. O varejo pode e deve ser parte dessa mudança”, frisou.

Profissionalização e sucessão

Everton Muffato, diretor do Grupo Muffato, falou sobre a importância da sucessão planejada e da profissionalização da empresa. “Hoje todas as áreas são geridas por especialistas. Nossa missão é formar bons herdeiros, que, se quiserem, possam ser bons sucessores no futuro”, pontuou.

Pedro Joanir Zonta, fundador da Rede Condor, relembrou sua trajetória desde a fundação da primeira loja, em 1964, e a importância de se valorizar os produtos produzidos no Paraná, dando espaço nas lojas e na mesa do consumidor.

O encontro evidenciou que, mesmo com histórias e estratégias diferentes, as grandes redes paranaenses compartilham uma visão semelhante: investir em tecnologia, sem esquecer dos valores humanos e propósitos. “Somos uma empresa feita de gente. E é com gente que vamos continuar sonhando, inovando e construindo algo maior do que apenas um supermercado”, finalizou Carlos Beal.

Leia outras notícias no HojePR.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *