Pular para o conteúdo
CARRO E CIA.

BMW i4 M50 é elétrico para acelerar forte

01/12/2022
carro

A BMW está lançando o Brasil o i4, um sedã elétrico com linhas de cupê. São duas versões: eDrive40, a R$ 496.950, e M50, tabelada a R$ 596.950. Este é o primeiro carro 100% elétrico com a assinatura da M, a divisão esportiva da marca que acaba de completar 50 anos.

O primeiro tem motor assíncrono de quinta geração e pacote de baterias com capacidade de 80,7 kWh. O conjunto envia o equivalente a 340 cv de potência e 43,84 mkgf de torque ao eixo traseiro. De acordo com a marca, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos. Além disso, a autonomia chega a 590 km, considerando o ciclo europeu WLTP.

Por sua vez, a versão M50, de topo, se destaca logo à primeira vista. A grade dianteira é parecida com a do SUV iX. As rodas de liga leve têm 19 polegadas, há entradas de ar nas caixas de roda e, atrás, difusor sem saídas de escape. Afinal, o motor não é a combustão.

São dois elétricos, um em cada eixo. O conjunto gera o equivalente a 544 cv de potência e 81 mkgf de torque e, conforme dados da BMW, pode acelerar o esportivo de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos.

As baterias também têm 80,7 kWh. E, curiosamente, sobretudo quando se comparam seus números com os da versão de entrada, a autonomia pode chegar a 510 km.

No Brasil, o BMW vem com carregador doméstico (Wallbox) de 22 kWh. Além disso há adaptador portátil (em uma bolsa no porta-malas) de 112 kW. O tempo de recarga varia de 11 a 23 horas em tomadas domésticas de 110 e 220 volts.

A cabine do i4 é similar à do Série 4, mas com mais espaço para joelhos e cotovelos, bem como tecnologias mais modernas. O sistema semiautônomo de condução, por exemplo, tem mais de 40 assistências, como controle de cruzeiro e faróis Full-LEDs adaptativos, entre ouros itens.

Há telas de 12,3″ no quadro de instrumentos e de 14,9″ para o multimídia e ajustes gerais. Os comandos podem ser acionados por meio de toque, botões físicos e voz, via Apple Siri e Amazon Alexa.

De exclusivo, o i4 tem um novo sistema de controle da frenagem regenerativa, chamado de 2.0 pela BMW. A tecnologia usa os dados de aceleração, do navegador GPS e da proximidade de outros carros para definir se vai iniciar a frenagem.

Aceleramos o i4 M50 em uma pista nas proximidades de São Paulo. Embora o test drive tenha sido rápido, deu para conferir as diferentes assistências ao condutor.

De cara, testamos o controle de largada. Ao liberar o freio, o carro dispara e acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos. As costas e a cabeça são projetadas contra o banco.

Embora a tração seja 40/60, com a maior parte no eixo traseiro, o M50 mantém leitura constante das condições de pista e da aceleração lateral. Assim, controla a carga de torque em cada uma das rodas.

Dessa forma, mesmo com toda a esportividade, o i4 permanece sob o controle do motorista. As respostas são equilibradas, tanto nas acelerações quanto nas mudanças de trajetória, por exemplo.

No fim das contas, o i4 é uma máquina incrível. Com visual executivo e, ao mesmo tempo, arrojado, trata-se e um carro que poderá servir inclusive a viagens de longa distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *