Pular para o conteúdo
INTERNACIONAL

Casa Branca confirma tarifas de 104% sobre produtos da China a partir desta quarta-feira

08/04/2025

estadão

A Casa Branca confirmou nesta terça-feira (8), que os produtos da China serão taxados pelos Estados Unidos em 104% a partir desta quarta-feira (9). O presidente Donald Trump havia ameaçado impor uma tarifa adicional de 50% sobre as importações do país asiático depois que a China anunciou retaliação de 34% na sexta-feira (4). Ele havia dado um prazo até esta terça para que a China recuasse na retaliação, o que não aconteceu.

Com a concretização da ameaça de Trump, as novas tarifas sobre as importações chinesas pelos EUA aumentarão, portanto, para 104%. Na semana passada, o republicano havia anunciado que as novas tarifas sobre os produtos chineses aumentariam para 54% a partir desta quarta-feira. Na ocasião, ele ameaçou cobrar tarifas adicionais se a China retaliasse. Na sexta-feira, Pequim decidiu impor um imposto de 34% sobre as importações americanas.

Com a confirmação da Casa Branca, os ativos brasileiros deterioram. O dólar à vista tocou a marca de R$ 6,00 pela primeira vez desde janeiro. O Ibovespa, por sua vez, renovou a mínima aos 124.210,50 pontos, com recuo de 1,10%, diante da perda de ímpeto da alta das bolsas americanas, que chegaram a superar 3,00%.

Nesta terça-feira (8), o governo chinês disse que “lutará até o fim” e tomará contramedidas contra os Estados Unidos para salvaguardar seus próprios interesses. O Ministério do Comércio chinês disse que a imposição pelos EUA das “chamadas ‘tarifas recíprocas’” é “completamente infundada e é uma prática típica de intimidação unilateral”.

(Imagem gerada por IA)

Leia outras notícias no HojePR.

Acompanhe o HojePR no Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *