Eduardo Pimentel, candidato do PSD à Prefeitura de Curitiba, se encontrou com empresários do setor de turismo, bares e restaurantes de Curitiba nesta segunda-feira (21) e reafirmou compromisso com a desburocratização, incentivo ao turismo e aos eventos na cidade. Eduardo anunciou também uma série de medidas para o trade de turismo da capital: a criação de um Centro de Eventos de Curitiba; o Festival Primavera, que vai entrar no calendário oficial da cidade; o fortalecimento de eventos tradicionais, como o Festival de Inverno, a Oficina de Música e o Natal de Curitiba; a criação do Fundo Municipal de Turismo; e o Programa de Recuperação Fiscal (Refic) para o setor de turismo, bares e restaurantes.
“Estamos a seis dias das eleições e entramos no momento mais importante, que vai decidir o futuro da nossa cidade. Estivemos juntos nos últimos oito anos. Nós avançamos muito e sabemos dos desafios. Vamos fortalecer ainda mais o turismo, a gastronomia e os eventos na nossa capital. Essa prioridade está garantida”, disse.
Eduardo reafirmou o compromisso de, em janeiro, fazer uma reunião com o trade de turismo para discutir as demandas do setor.
“A partir de 15 de janeiro, vocês terão acesso direto ao gabinete do Prefeito, vamos construir juntos uma política pública para o Turismo. Quero um evento por mês em Curitiba, fortalecer o Natal, eventos internacionais”, citou.
Centro de Convenções
Ele adiantou que está em estudo, em parceria com o Governo do Estado, a implantação do Centro de Convenções de Curitiba no antigo estádio Pinheirão. “É um local interessante, que tem um terreno da Prefeitura atrás e está localizado em um entroncamento de transporte, o que facilita o acesso
O Fundo Municipal do Turismo, por sua vez, vai aumentar a capacidade de articulação do Instituto Municipal de Turismo e destinar mais recursos para investimentos em marketing/divulgação do destino, no apoio ao setor e na adoção de novas tecnologias que melhorem a experiência dos turistas.
ISS reduzido
Além de um plano de renegociação de débito com o setor, Eduardo também garantiu a manutenção do ISS em 2% para o setor de eventos que foi reduzido de 5% na gestão de Eduardo Pimentel como vice-prefeito de Rafael Greca. Na sua gestão, Eduardo também promete prioridade para revitalizar o Centro da cidade, com um plano transversal envolvendo várias áreas, como a segurança, o comércio, a gastronomia, a infraestrutura urbana, a habitação, o retrofit das edificações.
Centro revitalizado
Eduardo destacou ainda o grande projeto para o Centro de Curitiba, que é um importante ponto de turismo na cidade. De maneira transversal, envolve a participação da sociedade, a revitalização urbana, retrofit de prédios antigos, melhorias na segurança, habitação, comércio, turismo, gastronomia e infraestrutura urbana, com mais calçadas e iluminação. “O centro é um capítulo à parte do meu Plano de Governo, queremos transformar a região, para atrair a população, os empresários, os turistas”, afirmou.
Eduardo, ao lado de Paulo Martins, tem como número de urna o 55, é candidato a prefeito pela coligação Curitiba Amor e Inovação, formada pelos partidos PSD, Podemos, Republicanos, PL, MDB, Novo, Avante e PRTB. O evento teve a participação do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello, da presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra, que está de férias, e do secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes.
O encontro foi uma ação do Curitiba Convention & Visitor Bureau, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH), do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação (SEHA), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) Seção Paraná, da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav) e da Rede Empresarial do Centro Histórico.
Leia outras notícias no HojePR.