A formação de um ciclone extratropical entre a costa do Uruguai e do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (20), trouxe preocupação para moradores da região Sul do Brasil. De acordo com o Climatempo, o fenômeno deve intensificar a ocorrência de ventos fortes e chuvas intensas, especialmente no Centro-Leste do Paraná, incluindo a Grande Curitiba.
O ciclone extratropical dará origem a uma nova frente fria que aumentará o risco de tempestades e ventanias em toda a região Sul. Segundo o Climatempo, rajadas de vento podem atingir até 90 km/h no sul e em áreas de Santa Catarina próximas à divisa com o Rio Grande do Sul, incluindo a serra catarinense.
No Paraná, os ventos associados ao avanço da frente fria podem alcançar velocidades de até 70 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu alerta para o risco de destelhamentos, quedas de árvores e galhos, além de possíveis danos a estruturas e redes de energia elétrica.
Regiões em alerta
A previsão aponta que os temporais devem atingir principalmente o oeste, sudoeste, noroeste e parte do centro e sul do Paraná, além do centro-norte e sul de Santa Catarina. Há risco de alagamentos e enchentes localizadas, aumentando a preocupação das autoridades com danos e transtornos.
Durante os eventos de chuva intensa, as rajadas de vento podem ser ainda mais fortes, elevando os riscos para a população.
Alívio no calor, mas sem forte ar polar
Apesar da intensidade das chuvas e ventos, a frente fria não deve trazer uma massa de ar polar significativa. No entanto, a nebulosidade e a precipitação contribuirão para uma queda nas temperaturas, proporcionando um alívio ao calor registrado nos últimos dias na região Sul, segundo projeções do Climatempo.
A Defesa Civil recomenda que a população fique atenta aos alertas meteorológicos e tome medidas preventivas, como reforçar telhados e evitar estacionar veículos sob árvores ou estruturas frágeis durante o período de instabilidade.
Leia outras notícias no HojePR.