Terminada a eleição, alguns partidos já começam a se movimentar para garantir sua sobrevivência. Nesta quinta-feira (3), líderes (foto) do Cidadania, PSDB, Podemos e MDB se reuniram em Brasília para tratar de uma Federação entre os quatro.
Há um consenso de que o Cidadania e o PSDB encolheram nos últimos anos. Dessa forma, uma união com os outros dois partidos seria a única maneira de sobreviver politicamente.
Uma nova reunião foi marcada para a próxima semana, onde uma análise mais criteriosa deve ser feita no sentido de decidir se prosseguem nessa ideia. Vale citar que a união é compartilhada por líderes dos quatro partidos.
No Paraná, tanto o Cidadania quanto o PSDB vivem um momento complicado. Os tucanos, inclusive, mais fragilizados, sem a representatividade que já teve um dia. Já o Cidadania está na base do governo Ratinho Junior e deve continuar atuando nesse sentido.
Caso uma federação entre os quatro partidos se confirme, a nova agremiação teria a maior bancada do Senado, com 21 senadores, e uma das maiores da Câmara, com 72 deputados.