Entre os muitos desafios enfrentados por pequenas e médias empresas, um dos maiores é o de se adaptar às constantes exigências do mercado para sobreviver. A adoção de práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança) tem movimentado as grandes companhias e exigido das pequenas e médias (PMEs) que se posicionem diante do tema.
Uma barreira ainda é a falsa ideia de que investir em soluções ESG é difícil, caro e demorado. Para mostrar que esse processo pode ser simples, Geovana Conti, fundadora e CEO da Paresi, startup que mede o impacto social causado por ações em ESG das empresas, apresenta cinco razões para que investir em inciativas ESG até o final do ano.
Aumento da competitividade
Consumidores e parceiros de negócios estão cada vez mais conscientes das questões ambientais e sociais, preferindo empresas que demonstrem responsabilidade. Adotar práticas sustentáveis pode abrir novas oportunidades de mercado e atrair clientes que priorizam a ética nas suas decisões de compra.
Acesso a financiamentos e investimentos
Instituições financeiras avaliam critérios de ESG das empresas ao conceder empréstimos e investimentos. PMEs que implementam boas práticas podem ter acesso a melhores condições de financiamentos, além de aumentar a atratividade para investidores que buscam oportunidades sustentáveis.
Redução de riscos
A adoção de políticas de ESG pode ajudar as empresas a identificar e mitigar riscos operacionais e reputacionais. Questões como mudanças climáticas, desigualdade social e governança corporativa estão em foco, e empresas que ignoram esses fatores podem enfrentar sanções legais, danos à imagem ou a perda de mercado.
Engajamento de colaboradores
Colaboradores se sentem mais motivados e engajados quando trabalham para uma empresa que se preocupa com o impacto social e ambiental de suas atividades. Isso pode resultar em menor rotatividade e aumento da produtividade.
Contribuição para um futuro sustentável
Ao adotar práticas responsáveis, essas empresas podem se tornar agentes de mudança, inspirando outras a seguirem o mesmo caminho.
Mais que uma tendência, investir em ações de ESG é uma necessidade para garantir a relevância e a sustentabilidade das companhias. A Paresi ajuda empresas nessa jornada com diferentes soluções, como um curso gratuito de ESG com certificação, indicação de organizações sociais que precisam de apoio, palestras e workshops motivacionais sobre impacto social com dicas de ações efetivas e jornadas de qualificação empreendedora, além de mentorias e eventos sociais.
Sobre a Paresi.Social
Empresa global que conecta empresas que querem e precisam causar impacto social positivo e eficaz a projetos sociais que transformam as vidas das pessoas. É a quarta startup criada pela empreendedora Geovana Conti com foco no Social, o S do ESG. Sua plataforma digital oferece soluções simples para empresas de todos os tamanhos e de todos ramos na área social, para que em 12 meses o seu relatório de responsabilidade social esteja completo, com dados concretos e mensurados, adequado às normas nacionais e internacionais. A Paresi também oferece treinamentos para capacitar as entidades parceiras (ONGs e empresas sociais) na mensuração de resultados dos investimentos recebidos.
Leia outras notícias no HojePR.