O projeto Cinema na Praça ganha em 2024 uma edição especial, a partir de projetos selecionados pelo Edital Cinema na Praça, viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo. Neste ano, serão duas itinerâncias com mostras de filmes nacionais gratuitas em 144 municípios paranaenses. As primeiras exibições iniciam nesta sexta-feira (16), em Pontal do Paraná.
Com o objetivo de ampliar o acesso do público às produções brasileiras, o Cinema na Praça percorre o Paraná com a carreta-palco transformando praças públicas em cinemas a céu aberto.
O projeto é produzido em duas frentes. Uma delas pela Messe Produções Culturais, responsável pelo Lote 1 do edital. A carreta-palco passará por 79 municípios paranaenses até 27 de setembro, com a exibição gratuita dos filmes Minha Mãe é Uma Peça e Brichos II – A Floresta é Nossa. As sessões são às 19 h e 21h.
Já a Casa do Verbo Assessoria Cultural, que também foi contemplada pelo edital da Lei Paulo Gustavo, será responsável pelo Lote 2 do edital e levará cinema gratuito a espaços públicos de 65 municípios paranaenses. Alguns filmes pré-selecionados foram O Palhaço e Maria do Caritó. Também serão exibidas as animações Lino – Uma Aventura de Sete Vidas e As Aventuras do Avião Vermelho. As sessões são às 19h e 21h. Nesse caso, as exibições vão de 27 de fevereiro a 21 de julho.
As cidades e endereços podem ser consultados no site.
Como funciona
O cinema itinerante funciona com uma carreta baú equipada com um moderno sistema de exibição cinematográfica. A estrutura conta com painel de Led para exibição dos filmes, iluminação e sistema de som. O caminhão ficará estacionado em locais públicos para a exibição dos filmes.
Para garantir a acessibilidade, as projeções dos filmes terão equipamentos para audiodescrição e tradução em libras para pessoas com deficiência visual e também legendas descritivas para pessoas com deficiência auditiva. Além disso, haverá acessos e assentos reservados para cadeirantes.
Para mais notícias acesse HojePR.com
(Foto: Divulgação/ Casa do Verbo)