Pular para o conteúdo

Cadê o inverno

15/09/2023
inverno

Tivemos apenas duas frentes frias neste inverno para lá de atípico. Muitos vinhos tintos ficaram guardados na adega. O pessoal fez estoque para o inverno e acabou não usando. Eu sou um deles. Comprei várias coisas diferentes para experimentar e poder compartilhar com vocês por aqui, mas confesso que não consegui atingir à meta.

 

Tenho alguns bons tintos guardados pela casa que pretendo experimentar antes da temporada de calor. Aliás por falar em calor, no final de semana passado com o feriado prolongado e a turma viajando para a praia, os conhecidos que foram para a Bahia me deram uma devolutiva. Trancoso é bonita mas muito cara, comer e beber nos restaurantes do “Quadrado” não condiz o preço com a entrega do produto. Traduzindo, é muito caro e nada de espetacular, mediano na verdade.

 

Essa é a opinião deles, pode não ser a tua, para mim o que interessou era saber se aproveitam as dicas da loja de vinho e o que tomar. Segundo eles foi o que salvou a turma em alguns momentos.

 

Gostaram de dois vinhos que conseguiram encontrar por lá. O argentino DV Catena Chardonnay e o sul-africano Nederburg Rose. O segundo vinho é muito barato, bem abaixo dos cem reais, excelente custo benefício, em alguns lugares é possível encontrar por 60 reais. A garrafa é diferenciada, um design bonito, que chama muito a atenção, e com certeza fará sucesso no verão nas mesas de bares e restaurantes. Para quem gosta de fazer estoque é um ótimo investimento.

 

 

O Nederburg é um vinho seco, ácido, com aromas de frutas vermelhas, e sabor que lembra o morango e a cereja. Os produtores fazem uma colheita especial para o rose, talvez por isso explique o 13,5% de teor alcoólico para um vinho que em tese deveria ter bem menos. Talvez por isso tenham gostado tanto dele. Duas garrafas no balde de gelo na praia ou na piscina vão rápido demais.

 

O que precisa de tempo para ser saboreado é o vinho tinto Grape Angel, produzido na Moldávia. Duas uvas oriundas de uma colheita tardia fazem deste vinho, com teor alcoólico acima da média, ideal para as sobremesas. Se você prefere continuar bebendo vinho tinto depois do jantar, o Grape Angel, Cabernet Sauvignon e Feteasca Neagra (uva típica da região), é perfeito. Você pode pular o Vinho do Porto ou a Grappa, e abrir este vinho. Ele é ideal para sobremesas como mousse de chocolate. Por ser potente ele não combina muito com o verão, mas se estiver calor, basta dar um refrescada para ele ficar no ponto. Tenho mais alguns vinhos da Moldávia (imagem de abertura) para abrir e pelo visto só vem coisa boa de lá. O país parece ser uma excelente pedida para uma viagem de enologia.

 

Dicas da semana

1 – O vinho branco DV Catena Chardonnay, produzido pela Catena Zapata da Argentina, com uvas dos vinhedos Domingo e La Pirâmide. No site da Mistral por R$ 212,81.

 

 

2 – O vinho tinto Grape Angel, produzido pela vinícola Imperial Vin da Moldávia, ao lado do Rio Danúbio. No site da Winelands por R$ 149,00

 

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *