Pular para o conteúdo

Combinações de Páscoa

29/03/2024
páscoa

Feliz Páscoa para todos nós. Muito chocolate, bacalhau e vinhos para acompanhar este feriado prolongado. É uma época de renascimento, de renovação da fé, por desejos de um mundo mais humano e justo.

 

Quem pôde viajar pegou a estrada e foi para o litoral, a promessa é de calor, e quem não gosta de aproveitar uma praia. Quem pensou melhor e decidiu ficar em Curiti, vai aproveitar o nosso Festival de Teatro, que completa 32 anos de existência, e é o maior evento de artes cênicas da América Latina. Parabéns ao Leandro Knopfholz e a Fabiula Passini, diretores do evento.

 

Páscoa é tempo de peixe, principalmente de bacalhau. Me perguntaram qual o vinho para combinar com um belo prato de bacalhau, a minha resposta é essa: aquele vinho que você gosta de tomar, seja branco, rosé ou tinto, um espumante ou vinho frisante, quem sabe uma Sangria. Não fique preso às convenções da turma mais gourmet. Vinho é paladar e cada um tem o seu, esse é um mantra que eu sempre repito.

 

 

Portugal é o país do bacalhau, apesar do peixe não ser pescado no litoral do país, mas sim nos países nórdicos. Lá na Terrinha, você pensa que a turma tem um jeito especial para tomar um vinho e comer bacalhau? Muito pelo contrário, cada restaurante ou tasca que você vai tem de tudo. Uma turma vai de branco, outra vai de tinto, outra toma cerveja. Por falar em cerveja, sábado passado experimentei a nova cerveja Brown da Way Beer, estava uma espetáculo.

 

Eu gosto de acompanhar o bacalhau com um vinho branco. E isso é recente. No passado o prato lá em casa era sempre com um tinto. Minha mãe, portuguesa, gostava de um Mateus Rosé, um vinho fácil de tomar, com um preço bastante acessível, e que foi por anos a opção de muita gente. Mas, com o passar dos tempos, eu fui me acostumando aos vinhos brancos e hoje procuro acompanhar as sugestões de harmonização. Não adianta eu ficar gastando dinheiro em cursos e degustações e fazer exatamente o contrário do que os professores estão ensinando.

 

Se você vai servir bacalhau neste feriado então um Chardonnay ou um Sauvignon Blanc como primeiras opções. O torrentés argentino e o Pinot Grigio da Itália são também alternativas ótimas. Se for de tinto procure não brigar com o peixe e vá atrás de um pinot noir que vai combinar muito bem. Uma sugestão de vinho tinto BBB (bom, bonito e barato) é o chileno Errazuriz da região do Vale de Aconcagua. Um vinho que passa 6 meses em barricas de carvalho. Apesar disso, possui uma cor leve, aromas de frutas vermelhas, morangos e balsâmico, e na boca taninos leves e acidez persistente.

 

Mas, se a opção for um branco, pode muito bem ser um Angelica Zapata Chardonnay. Um vinho que dispensa muitos comentários. É extremamente elegante, floral, com aromas perfeitos e que na boca vai combinar perfeitamente com o nosso bacalhau. E que por aqui você encontra em qualquer lugar e com preços bem diferentes.

 

Mas vocês vão me perguntar porque não indiquei nenhum vinho português, afinal de contas você praticamente vive lá, eu te explico: neste abril vai desembarcar em Curitiba a Vini Portugal. Um evento para os profissionais e o público em geral que vai acontecer no Palácio Garibaldi no dia 24. Portanto, teremos muitas colunas para falar dos vinhos lusitanos.

 

 

Dicas da semana

1 – vinho tinto Errazuriz. Safra 2022. 100% Pinot Noir. 13.5% de teor alcoólico. No sites e em lojas especializas preços entre R$ 83,78 e R 107,50.

 

2 – vinho branco Angélica Zapata Chardonnay. Safra 2020. 100% Chardonnay. 13.5% de teor alcoólico. Na Mistral por R$ 364,25.

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *