O Carnaval está chegando já no começo deste mês de fevereiro. Ainda bem que é no início do ano, porque todo mundo sabe que o Brasil só funciona depois das Folias de Momo. Tem gente que vai passar na praia, atrás dos trios elétricos. Outros vão para o interior. Lembro que em Cornélio Procópio já teve um das melhores festas do Paraná com o Puxa Faca ou Bate Faca, não me lembro ao certo. E tem gente que vai para a Marechal rasgar o samba. Curitiba é a única cidade do planeta que tem no Carnaval a famosa Zumbie Walk, a caminhada dos zumbis, um evento gótico muito prestigiado.
Eu já fui de sair atrás de trio elétrico, mas neste Carnaval eu vou é de Lamborghini. Isso mesmo a marca italiana de carros também produz vinhos de altíssima qualidade. Como Carnaval é festa, e festa combina com Champagne, Espumantes e Proseccos, nada melhor que poder desfrutar estes dias de festa muito bem acompanhado. A Tenuta Lamborghini é a vinícola da família que fica entre a Umbria e a Toscana. A propriedade tem, além da produção de vinho, um campo de golfe, hotel e restaurante. Dizem que é uma experiência única, do mesmo padrão de pilotar uma Lambo Aventador pelas estradas da região.
Esses vinhos vieram parar no Brasil pelas mãos da Ecco Importadora de São Paulo. Para o Paraná e Santa Catarina eles serão representados pela sommelier Daniele Lopez, uma das primeiras mulheres formadas na área através do Senac Paraná. Dani transita muito bem no mercado de alto padrão por isso foi escolhida como representante e embaixadora da marca para a região Sul. Ela apresentou para o Hoje PR em primeira mão e com exclusividade o Prosecco Superiore DOCG Valdobbiadene Millesimato e DJ Edition.
O DJ Edition eu tenho a mais absoluta certeza que vai ser um grande sucesso nas pistas do clubes de música eletrônica. Todo mundo conhece a história daquelas garrafas que passam com mini fogos de artifício brilhando, pois este espumante tem uma iluminação à base de bateria que faz a garrafa mudar de cor por um longo e longo tempo. É uma diversão olhar a garrafa brilhar e ao mesmo tempo que você degusta o que tem no seu interior. Um espumante feito pelo método Charmat a partir de uvas Pinnot Bianco e Chardonnay, onde as leveduras trabalham por 4 meses e a bebida é envelhecida outros 6 meses antes de ir para o mercado. A cor é amarelo palha e a perlage completa toda a boca dando uma sensação extremamente agradável.
O Prosecco Superiore tem as uvas colhidas nas colinas Valdobbiadene no Veneto na segunda quinzena de setembro. Sua cor é amarelo palha, bastante frutado e aromático, com gotas de mel, mas super elegante, nada doce, perfeito. Ele toma toda a sua boca, uma bebida excelente. No dia da degustação uma burrata da Mozza, Mozzarella Bar, foi o acompanhamento perfeito para as duas garrafas. Duas dicas para um Carnaval em alto estilo.
Dicas da semana
1 – vinho espumante branco Valdobbiadene Prosecco Superiore. Safra 2022. 100% uva Glera. 11% de teor alcoólico. Preço de lançamento R$ 380,00
2 – vinho espumante branco DJ Edition. Safra 2022. 50% Pinot Bianco e 50% Chardonnay. 12% de teor alcoólico. Preço de lançamento R$ 520,00
Leia outras colunas do Alexandre aqui.