Janeiro acabou e com ele o tal mês sem álcool. Eu não segui essa regra, mesmo porque, tenho aqui um compromisso com vocês, leitores do HOJEPR e HOJESC, de trazer dicas de vinhos e outras bebidinhas. Feliz de quem ficou o mês sem beber e deu uma folga para o fígado. Mais feliz ainda aqueles que aproveitaram o mês de férias para relaxar bem acompanhado de um copinho.
Por falar em copinho, um conhecido esteve nos Estados Unidos e foi numa feira de vinhos, e os americanos lançaram um copo Stanley para beber vinho. Isso mesmo que você acabou de ler. Vou experimentar e descobrir se altera ou não o sabor do vinho, provavelmente vai alterar, mas podemos deixar de ser puristas e nos abrir para novas experiências. Você não vai tomar um vinho 5 estrelas num evento com copo Stanley, esse copo é para vinhos brancos, tintos leves e frescos, um copo para levar para a praia, piscina ou barco, provavelmente vai virar moda, veremos o que vai acontecer.
Janeiro acabou debaixo de muita chuva. Fazia tempo que eu não via um mês tão chuvoso como este de 2025. É o fim dos tempos. A previsão é que os próximos meses serão quentes, por isso aproveitem as promoções que praticamente todas as importadoras estão fazendo de vinhos de verão. Tem muito vinho bom com ótimo preço em liquidação por ai. É uma grande oportunidade para economizar dinheiro e deixar a adega preparada para o caso da previsão do tempo estar certa e os próximos meses forem mesmo quentes.
A última dica de vinho sem álcool é um vinho espanhol uma mescla de duas uvas, produzido pela tradicional Família Torres na região de Vilafranca Del Penedès. Na taça é um vinho com um cor rubi bem forte, lembra um suco de uva concentrado, com aromas de baunilha, e na boca ele é levemente picante. Um bom vinho para você ter em casa e servir para aquela pessoa que não bebe e que gostaria de poder brindar com o resto dos amigos que estão à mesa. Bebidas com pouco ou zero álcool serão uma tendência nos próximos anos.
Cada dia que passa estou experimentando mais vinhos brancos porque acho que combina muito bem com o nosso Brasil. Calor e vinho branco, verão e vinho branco, praia e piscina com vinho branco. Semana passada eu falei de um branco que tomei com amigos, experimentamos três diferentes, com preços diferentes. Hoje vou falar sobre o vinho francês Domaine Lafage Centenaire Cotês Catalanes. Um vinho produzido próximo ao Mar Mediterrâneo, em Roussillon, um blend de três uvas típicas da região. Na taça tem uma cor amarelo palha, com aromas florais e de frutas cítricas, e na boca ele é fresco, bastante mineral e com um final prolongado. Com um bacalhau ou camarão ele fica ótimo, com ostras frescas fica melhor ainda.
Dicas da semana
1 – vinho branco Domaine Lafarge Centenaire. Safra 2022. Blend de uvas Grenache Blanc, Grenache Gris e Roussanne. 13% de teor alcoólico. No site da Grand Cru por R$ 230,00
2 – vinho tinto Natureo. Safra 2024. Blend de uvas Garnacha e Syrah. 0% de teor alcoólico. No site da Armazém sem Álcool por R$ 138,00.
Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.