Pular para o conteúdo
ALEXANDRE-CABECA-COLUNA

Menos ou nada de álcool

03/01/2025
álcool

Chegou 2025, temos mais trezentos e sessenta e tantos dias pela frente, e muito trabalho. Este ano os vinhos de baixo teor alcoólico ou 0% álcool vão ser destaque. A indústria internacional está em busca de novos consumidores, essa nova geração, que vai para a balada para consumir cerveja e drinks. Vinho não combina com balada, e com o preço de uma garrafa se compra muitas outras coisas, é na quantidade que essa turma está interessada.

Na última Vinitaly, a maior feira de vinhos do planeta que acontece em Verona, na Itália, todos os anos em abril, algumas das palestras de especialistas já apontavam para uma tendência de vinhos menos alcoólicos para conquistar esse novo consumidor. Jacaré que fica parado vira bolsa, e a indústria resolveu se mexer e pesquisou tendências no mercado consumidor.

Hoje você encontra facilmente vinhos tintos abaixo de 10% de teor alcoólico, que não é aquilo que a gente está acostumado a tomar. Não dá para ficar remando contra a maré, essa tendência veio para ficar. A explicação é simples, o mundo do vinho precisa atrair este jovem consumidor, introduzi-lo entre taças e rolhas, apresentar tendências, para que no futuro ele possa continuar consumindo vinhos e movimentando a indústria.

alexandre teixeira - Vinhedos da Freixenet na Espanha
Vinhedos da Freixenet na Espanha

Minha nora adora vinhos e drinks, mas como ela está no oitavo mês de gravidez a bebida alcoólica foi abolida da sua mesa. Na passagem de ano, para não brindar com água, ela optou por trazer um espumante ZERO álcool, e acertou na mosca. O espumante espanhol Freixenet foi uma grata surpresa, ele estava bem geladinho, no ponto certo para o calor que estava fazendo na noite do dia 31. Ele tem um bom custo benefício, e com certeza é uma ótima opção para quem quer brindar com os amigos, beber algo interessante, sem colocar um gota de álcool no corpo. Na taça ele tem uma cor amarelo palha e bastante borbulhas, possui um aroma de frutas amarelas como a manga e o pêssego, e na boca ele é levemente adocicado, sem ser enjoativo.

Mas você não precisa ir até a Espanha ou Alemanha para achar um espumante sem álcool, aqui no Brasil os produtores da Serra Gaúcha entraram forte nesse mercado. A Monte Paschoal, Aurora, Garibaldi, Kur e Cereser estão produzindo este tipo de produto se olho nessa nova tendência.

Trabalhador da Vinícola Aurora no RS
Trabalhador da Vinícola Aurora no RS

Testamos um Aurora Rosé. Um espumante um pouco mais adocicado que o primeiro, mas mesmo assim levemente elegante. Ele é bastante suave para um vinho com borbulhas feito 100% uva Moscatel. Na taça possui uma cor rosa bebê, com aromas de frutas vermelhas mais maduras, e na boca lembra aquela uva de mesa da nossa infância. Ele não decepcionou.

Se você quer começar o ano de 2025 dando um descanso para o seu fígado, mas sem deixar os prazeres de Baco longe do dia-a-dia, tem um site chamado Armazém sem Álcool, onde você encontra vinhos, espumantes e outras “cositas mas” para começar com o pé direito a sua dieta sem bebida alcoólica.

Dicas da Semana

1 – espumante rosé Vinicola Aurora. ZERO% de teor alcoólico. No site da Vinícola Aurora por R$ 44,90

alexandre teixeira - aurora rs

 

2 – espumante branco Freixenet. ZERO de teor alcoólico. No site da Freixenet Brasil por R$ 74,90

alexandre teixeira - freixenet

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *