Pular para o conteúdo

O que você bebeu?

16/02/2024

Acabou o Carnaval e o ano finalmente vai começar por aqui. É incrível como o nosso país consegue ser alegre e festivo. Vi algumas imagens do Carnaval pela televisão. Não peguei a estrada, não fui para a praia, aproveitei que a cidade ficou vazia para circular pelas ruas e visitar o Museu Oscar Niemayer para ver a exposição da portuguesa Joana Vasconcelos; recomendo.

 

Mas a nossa coluna não é sobre cultura e sim sobre vinhos. Estou curioso para saber: o que vocês beberam durante o Carnaval? A dica do vinho em latas serviu para algumas pessoas, que me deram o retorno. Gostaram do vinho. Fiz uma consultoria para uma pessoa que também não foi viajar e queria abastecer sua nova adega climatizada. Ele queria mais tintos do que brancos. Fui às compras e vi a cara de felicidade quando ele recebeu dez caixas de vinhos.

 

Um dos vinhos dessa lista foi o Gran Enemigo Gualtallary, Single Vineyard, Cabernet Franc. Ele abriu o vinho em comemoração à adega nova. Pense num vinho excelente!, perfeito, que recebeu 100 pontos do renomado crítico americano Robert Parker e outros 100 pontos do também americano James Suckling. Foi a primeira vez na história que um vinho sul-americano recebeu pontuação máxima de dois críticos. Este vinho tem um potencial para ficar até 10 anos repousando na adega, mas eu prefiro não seguir essa regra. Já imaginou se você morre? Sem tomar os bons vinhos… E o pior: quem é que vai beber aquele vinho dos sonhos que você guardou com tanto amor e carinho? Por isso não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje.

 

Este é um vinho feito de uma maneira toda especial. Primeiro os vinhedos estão a quase 1.500 metros de altitude. A colheita leva 45 dias e é dividida em quatro etapas. Depois a vinificação leva três semanas e é feita diretamente em barris de carvalho francês de terceiro uso. O vinho passa 15 meses em foudres franceses de 100 anos. Foudres são barris de carvalho em formato oval ou redondo que têm capacidade entre mil a seis mil litros. O enólogo Alejandro Vigil, um gênio reconhecido mundialmente, produziu uma verdadeira joia.

 

Fez bastante calor neste Carnaval e o clima pediu um vinho branco. Tinha tomado o Prelúdio Barrel, Select, Lote 29 e havia me apaixonado por este vinho uruguaio. Um excelente branco que possuía um final na boca quase como mel. Resolvi pedir mais e recebi outra safra, o Lote 32. Abri a caixa e pensei: me dei mal. Vinho tem dessas coisas, uma safra pode ser maravilhosa e a outra nem tanto. Em um ano ele é pontuado e outro ano deixa à desejar. Mas para a minha sorte esse não foi o caso do Preludio Gran Vino Blanco. Estava praticamente igual. Talvez se ficar um ou dois anos na adega ele fique ainda melhor. Mas não deixe para amanhã o vinho que você pode tomar hoje, a gente nunca sabe o dia de amanhã.

 

Dicas da semana

1 – vinho branco Preludio Gran Vino Blanco. Barrel Select Lote 32.Safra 2022 Blend de 95% Chardonnay e 5% Albariño. 12,5% de teor alcoólico. Na Apice Wine por R$ 259,00;

 

2 – vinho tinto Gran Enemigo Gualtalarry, Single Vineyard. Cabernet Franc. Safra 2019. 13,5% de teor alcoólico. No site da Mistral por R$ 879,00.

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *