Pular para o conteúdo

HojePR

Presentes

25/08/2023
festa

Meu aniversário é no final de agosto. Mês do cachorro louco. Sou do signo de virgem. Costumo fazer festas para comemorar. É importante comemorar a vida, reunir amigos que você geralmente não encontra muito. O trabalho e a vida familiar acabam consumindo um tempo que não temos para os amigos.

 

Vez por outra é bom reunir a turma da colégio, da faculdade, do antigo trabalho, do futebol, do clube, seja lá de onde for. Bom é reunir a turma para um bom papo, comida e bebida, e vinhos. Como eu gosto de fazer festa de aniversário para ganhar vinhos de presente dos meus amigos e amigas. Reponho os espaços vazios da minha adega com o que eu recebo no aniversário.

 

A semana que passou foi de comemoração, ou melhor, bebemoração, que é a comemoração regada a bebida. Éramos seis no grupo, um só bebe cerveja, a outra só o espumante, uma estava dirigindo e não podia beber, sobraram três guerreiros que não negaram o passado e a sua história. Foram devidamente abatidas cinco garrafas, sendo uma delas de espumante. O espumante é francês, da importadora Porto a Porto, Beau Rocher, Brut Rosé. Experimentei e gostei, e quem também provou adorou e pediu para eu comprar mais.

 

Excelente francês que veio na mala de um amigo como presente

 

O calor fora do normal dos últimos dias pediu um vinho branco para começar os serviços. Eu já fiz a crítica a respeito dele. Quinta dos Carneiros, 100% Arinto, da região de Alenquer, 13% de álcool. Muito bom, dourado, da cor do capim do cerrado. Seco e com passagem por barricas. É comercializado aqui no Paraná pela @apicewine e importado pela Winebrands.

 

Nem todo mundo gosta de vinho branco. Na verdade tem gente que tem até um preconceito com o vinho branco. Vou confessar para vocês que esse era o meu caso. Por muitos anos releguei o branco à pouquíssimas oportunidades. Olhava torto para a garrafa. Perdi completamente esse ranço e hoje sempre que posso e o clima permite, abro um bom vinho branco para aproveitar. Calor combina com o branco.

 

Tenho um amigo, que também é meu médico e sócio, Alcides Branco Filho. Ele é um cirurgião de mão cheia que opera no Brasil e ao redor do mundo. Especialista na cirurgia da Diabetes tipo 2. Tomamos os dois vinhos que eu ganhei dele, mas sem a sua presença porque estava viajando para fazer uma cirurgia. O primeiro foi o Chateau Ducluzeau, um Listrrac Médoc, safra 2016, 14% de teor alcoólico. Vinho que o Alcides trouxe na mala depois de uma congresso na França. Um vinho que ressaltam as frutas vermelhas, com taninos leves e equilibrados e com um ótimo final na boca. O segundo vinho foi um argentino fantástico, um Salentein Primus Cabernet Sauvignon safra 2017. Garrafa 2.842 de um total de 17.600 produzidas naquele ano. Não é um vinho simples, fácil de tomar, ele pede um bom tempo para respirar e decantar. As uvas são de parcelas localizadas a 1.150 metros acima do nível do mar em Tunuyán, no Valle do Uco, em Mendoza. Ele passa 18 meses em barrica de carvalho e outros 12 meses em garrafas guardadas numa adega subterrânea antes de entrar no mercado. É um vinho para comemorações especiais.

 

Dicas da semana

1 – Espumante Beau Rocher, Brut Rosé. Produzido em Landiras, França. 11.5% de teor alcoólico. No site da Grande Adega por R$ 46,90 mais o frete.

 

Excelente espumante rose da Porto a Porto

 

2 – Salentein Primus. 100% Cabernet Sauvignon. 13.5% de teor alcoólico. Nos principais sites de venda de vinho a partir de R$ 405,00

 

Garrafa numerada…mais do que um presente especial

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *