Pular para o conteúdo

Prova e Podcast

27/10/2023
podcast

Este ano praticamente não tivemos inverno. O frio durou alguns dias e frustrou os tomadores de vinho tinto, que tiveram poucas oportunidades de degustar um vinho na temperatura ambiente. Dizem que o verão promete ser intenso e forte. Aliás, as mudanças climáticas estão aí, só não enxerga quem não quer. Vamos torcer para que este clima diferente não atrapalhe a produção de uvas e não interfira na qualidade dos vinhos ao redor do mundo.

 

Semana passada fui ajeitar a adega e compartilhei a dica de dois tintos que tomei. Esta semana vou passar a sugestão de dois ótimos vinhos brancos. Um uruguaio e um francês.

 

Eu já havia experimentado o vinho tinto deste produtor francês, que eu recebi no clube do vinho do qual sou assinante, a Confraria da Grand Cru. Se você é iniciante no mundo do vinho, os clubes e confrarias são excelentes oportunidades de você receber em casa um vinho que foi selecionado por especialistas. Você fica contando os dias para receber aquela caixinha com as surpresas do mês. A minha frustração é que acabou o vinho tinto no estoque da empresa. Demorei muito para abrir a garrafa e só tive a oportunidade de tomar aquele.

 

Já o branco que eu degustei na companhia da empresária Caroline Michelotto Pereira e da sommelier Aline Zerbinati estava muito bom. Este vinho é um blend produzido na célebre região de Bordeaux e com passagem por barricas de carvalho. Ele é ótimo para acompanhar frutos do mar, tipo um camarão frito na beira de praia. Essa degustação fez parte de um novo projeto do HojePR que é um podcast sobre vinhos. Estreamos com o pé direito.

 

Caroline é dona de duas lojas, uma em Curitiba e outra em Ponta Grossa. Advogada de formação, acabou se apaixonando pelo mundo do vinho e resolveu empreender. Cresceu na pandemia, conquistou clientes, e nas suas lojas sempre acontecem degustações de primeira qualidade. Este final de semana está programado um evento com mais de 40 produtores, mas não adianta se animar: os ingressos estão esgotados. Ela ficou de informar os próximos, que eu compartilharei com vocês.

 

Descendo aqui para as Américas fui experimentar um vinho branco uruguaio produzido pela Bouza. Ele já foi considerado o melhor branco do Uruguai. O responsável é o enólogo Eduardo Boido. É uma monocasta de Albariño, 10% dele passa por barricas de carvalho, o que lhe garante uma cor palha bem leve e aromas de baunilha, frutas cítricas, pera e damasco. Tem um corpo suave e acidez equilibrada. Sua colheita é feita manualmente, sempre à noite, entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro deste ano de 2023. Foram produzidas apenas 23.755 garrafas. A que eu tomei foi a número 2033. Um vinho sem defeitos. Ótimo para qualquer época do ano.

 

 

Dicas da semana

1 – vinho branco Baron de Lestac Bordeaux Blanc. Safra 2021. Uvas Sauvignon blanc e Semillion blanc. 12% de teor alcoólico. Na loja da Grand Cru por R$ 129,90;

 

 

2 – vinho branco Bouza. Safra 2023. 100% Albariño. 13.5% de teor alcoólico. No site da Decanter por R$ 272,90.

 

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *