Pular para o conteúdo

HojePR

ALEXANDRE-CABECA-COLUNA

Retorno de Branco

15/11/2024

Quero pedir desculpas pela ausência de tantas semanas. Desculpas ao Fernando, ao André, e a todos os leitores. Apesar dos motivos, nada justifica um tempo tão distante da pena e dos vinhos. O importante é que o bom filho a casa torna, então cá estou para compartilhar com todos do HOJEPR e HOJESC dicas e notas sobre vinhos. Irei celebrar este retorno com dois vinhos brancos, afinal de contas o verão está chegando e a temporada de vinhos brancos, roses, espumantes e tintos leves se encontra oficialmente aberta.

Todo bebedor de vinho já ouviu falar do Pera Manca, um ícone da vinicultura portuguesa que tem origem no século XV, segundo os historiadores. Desde 1990 ele está nas mãos da Fundação Eugênio de Almeida – Adega Cartuxa. O vinho tem como base duas uvas muito tradicionais da região do Alentejo, a Antão Vaz e Arinto. Ele passa 12 meses em barricas de carvalho francês e outros 12 meses de estágio nas garrafas antes de ir para o mercado. É um veludo, cítrico na medida certa, muito fresco e com final prolongando.

Um vinho excelente, mas a novidade é que ele apanhou de chinelo do Quinta do Paral Vinhas Velhas DOC Alentejo Vidigueira. É verdade. Pera Manca perde de longe para o Quinta do Paral. As quatro pessoal presentes nesta prova optaram pelo vinho da Vidigueira, feito à partir das uvas Antão Vaz e Perrum, com 9 meses em estágio de barricas de carvalho francês. Um vinho com aromas de baunilha, na boca lembra um mix de frutas tropicais, muito complexo, mas extremamente elegante. Resumo: UM VINHAÇO.

A Quinta do Paral é uma vinícola que começou seus trabalhos em 2017. Em poucos anos já ganhou o mercado europeu e americano, e tem buscado parcerias estratégicas no Brasil, já que o dono, um alemão, Dieter Morszeck, é casado com uma brasileira e apaixonado pelo nosso país. O projeto é tocado por dois gênios da vinicultura Alentejana, o enólogo Luís Leão e Maria Pica, diretora comercial e de marketing da vinícola. Um dupla de sucesso, que hoje é responsável pela melhor propriedade do Alentejo e com certeza uma das melhores de Portugal.

Além dos excelentes vinhos, tintos e brancos, eles também possuem um vinho fortificado e azeites de grande qualidade. A Quinta do Paral tem ainda um hotel de luxo, extremamente exclusivo, com apenas 21 suítes, e um restaurante estrelado, atualmente aberto apenas para os hospedes. Quem tiver interesse em se hospedar nele, pode chegar em Lisboa e utilizar um avião particular da Quinta do Paral que fará um vôo de uma hora para aterrizar numa das mais belas regiões de Portugal. O único problema neste momento para quem vive no Brasil é encontrar o Quinta do Paral, são poucas lojas e restaurantes que possuem ele para o consumidor final. Uma pena porque é um vinho tão bom deveria ser compartilhado com um maior número de amantes das boas taças.

Dicas da Semana

1 – Quinta do Paral Branco Vinhas Velhas Safra 2019. DOC Alentejo13.5% de teor alcóolico. Na loja da vinícola em Vidigueira por $ 45,00 Euros.

2 – Pêra-Manca Branco Safra 2021. DOC Alentejo. 13% de teor alcóolico. Nas lojas especializadas à partir de R$ 850,00.

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

1 comentário em “Retorno de Branco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *