Pular para o conteúdo
ALEXANDRE-CABECA-COLUNA

Um tinto e um branco

10/01/2025
vinhos finca bandini e monte castelo

Depois de passar os primeiros dias do ano bebendo vinho sem álcool, voltamos ao modo normal e partimos para novas degustações. Está semana resolvi tentar um tinto e um branco. Meus amigos gostam de tinto mesmo nos dias mais quentes, resolvi aderir para não ser o chato da turma. E o branco já está na minha “carta” de verão onde estes vinhos fazem parte da lista de preferências.

Os vinhos brasileiros estão melhorando muito e isso não é segredo para ninguém. Cada dia nossos vinhos ganham mais prêmios internacionais e vão conquistando um caminho importante no mundo do vinho. Não vou falar bobagem e dizer que chegaremos perto dos vinhos do Velho Mundo, mas com certeza vamos ter algumas vinícolas e terroirs que vão surpreender nos próximos anos. Antes os vinhos eram apenas da Serra Gaúcha, hoje tem na Serra Catarinense em São Joaquim, Paraná, São Paulo, Rio, Bahia, Minas e até em Goiás.

E foi justamente um vinho goiano que tomamos esses dias. Todo o cuidado foi pouco com este vinho, temperatura adequada, deixamos aberto algum tempo para respirar, e partimos para o “infight”. Vou lhes confessar que a primeira impressão logo depois de abrir a garrafa não foi a melhor. Achei ele bastante alcoólico e terroso, mas tudo melhorou com o passar do tempo e o tinto Monte Castelo Syrah mostrou para o que veio. Um vinho ótimo para acompanhar carnes e churrascos.

Ele é produzido em Jaraguá, 120 km ao norte de Goiânia, e 200 km a oeste de Brasília. São apenas 6,5 hectares de plantação de seis variedades diferentes: Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Petit Verdot, Tempranillo, Marselan e Sauvignon Blanc, numa altitude acima de 640 metros do nível do mar, onde a amplitude térmica, em certas épocas do ano, chega até 20 graus centígrados. Essas uvas geram 8 rótulos diferentes de vinhos que possuem a consultoria do enólogo chileno Cristian Sepúlveda e a responsabilidade técnica da enóloga brasileira Bárbara Marques.

O Monte Castelo Syrah é um vinho intenso, na taça tem uma cor rubi mais pálida, com aromas de frutas maduras e chocolate, e na boca os taninos foram intensos, lembrando café e especiarias. Um vinho que recebeu recentemente 91 pontos numa revista especializada no Brasil.

Já o vinho branco foi um daqueles que agrada todo mundo. Um vinho argentino, Bandini Blanc de Blancs, produzido em Mendoza na região de Luján de Cuyo. Um blend, com três uvas, que ganhou medalha de ouro num concurso internacional. Um vinho que na taça tem uma cor amarela brilhante, no nariz apresenta aromas de frutas brancas e tropicais, e na boca bastante frescor e leveza. Uma daqueles compras que você fica muito feliz de ter realizado.

Dicas da semana

1 – vinho branco Finca Bandini Dous Cauces Blanc de Blancs. Safra 2022. Blend de uvas 50% Chardonnay, 40% de Viognier e 10% de Sauvignon Blanc. 13.50% de teor alcoólico. No site da Sonoma Market por R$ 120,00.

vinho branco Finca Bandini Dous Cauces Blanc de Blancs

2 – vinho tinto Monte Castelo. Safra 2022. 100% Syrah. 14,50% de teor alcoólico. No site da vinícola por R$ 160,00.

 

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *