Pular para o conteúdo
ALEXANDRE-CABECA-COLUNA

Vinhos leves e fracos

29/11/2024
vinhos

O tomador de vinho na Europa tem um costume que nós brasileiros ainda não temos. Em cada estação do ano tem um tipo de vinho que deve ser consumido. Primavera e verão é temporada de vinhos leves e frescos, apesar que aqueles tintos mais potentes servidos na temperatura certa, e com a comida certa, também são bem vindos.

Estamos na primavera e verão no Brasil, então nada mais justo que experimentar vinhos mais leves, fáceis de tomar e que combinam com o nosso calor. Gosto dos brancos, mas outro dia experimentei um rose que estava maravilhoso. Dentre as uvas brancas portugueses, a que cai melhor no paladar da maioria das pessoas, entre as quais me incluo, por ser mais fácil de tomar, é a Alvarinho. Mas Portugal tem uma variedade enorme de uvas e por isso é preciso estar aberto.

O vinho branco que tomei foi o Monte da Peceguina, um blend de quatro uvas Antão Vaz, Arinto, Verdelho e Roupeiro. Este vinho é produzido no Baixo Alentejo pela Herdade da Malhadinha. Ele vem ganhando prêmios desde 2009, e as safras de 2019 e 2021 foram 90 pontos, e a safra de 2021 ainda foi eleita o segundo melhor vinho branco de Portugal. Na taça é um vinho com uma cor amarela dourada. Tem aromas de frutas tropicais e na boca é elegante, seco e com final persistente, combina bem com mariscos e camarão.

Família Soares, proprietários da Malhadinha

Se o primeiro Monte da Peceguina era muito bom, resolvi experimentar o vinho rose do mesmo produtor, e posso te dizer que mais uma vez fiquei surpreso e feliz por ter acertado na escolha. A colheita deste vinho, como os demais vinhos da Herdade da Malhadinha, é manual, com delicadeza. O rose é composto por um blend da três uvas, sendo 40% de Trincadeira, 40% de Aragonez e 20% de Baga, Na taça ele tem uma cor quase salmão, mais leve, transparente, possui aromas de frutas vermelhas, na boca as frutas vermelhas se sobressaem sem comprometer a acidez e a frescura do vinho. Aqui em Portugal dizem que ele é ótimo para aperitivos e refeições ligeiras. Concordo em parte, acho que ele combina com tudo, é um excelente vinho, que vale o investimento. Ambos custam em média 12 a 15 euros dependendo do local onde você vai achar, inclusive no mercado.

Hoje é a famosa black friday, fiquem atentos às ofertas que vão pipocar nos sites especializados e nas lojas. Não se deixem cair em golpes, desconfiem de preços muito abaixo do mercado, é um risco alto. Sempre que receber uma oferta, procure verificar no site oficial da importadora ou da loja, nada de acessar links que venham por SMS ou e-mail ou mensagem de wthasapp.

Dicas da semana

1 – vinho rose Monte da Peceguina. Safra 2023. 12.5% de teor alcoólico. No site da barrinhasvinhos.com.br por R$ 225,00.

2 – vinho branco Monte da Peceguina. Safra 2023. 13% de teor alcoólico. No site da barrinhasvinhos.com.br por R$ 225,00.

Leia outras colunas do Alexandre Teixeira aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *