Pular para o conteúdo

A perenidade do Marketing Offline

29/04/2024
marketing

No mercado cada vez mais digital em que vivemos é fácil acreditar que o marketing tradicional, ou offline, está perdendo a sua importância. Esta crença tem fundamento: estamos constantemente cercados em uma ampla e profunda interação digital em redes socias, sites, e-commerces, plataformas de bate papo, e-mails entre outras ferramentas digitais. Mas precisamos estar atentos que subestimar a importância do marketing offline é um erro estratégico.

 

O marketing offline é um conjunto de estratégias de marketing que não depende exclusivamente do uso da internet ou de dispositivos digitais para atingir o seu consumidor. Isso inclui publicidade impressa, eventos, amostras grátis, marketing de guerrilha, marketing direto, trade marketing, entre outros.

 

Vários motivos justificam a necessidade da manutenção das estratégias de Marketing offline. O primeiro e fundamental motivo é que todos nós, usuários dos meios digitais, somos também consumidores offline: desde uma simples saída de casa, onde somos impactados por mídias como outdoor, mobiliário urbano, panfletagens, até uma rápida ida ao supermercado, onde somos bombardeados por ações promocionais dentro dos pontos de vendas, as chamadas ações de trade Marketing.

 

Outro forte motivo é que as ações de marketing offline conseguem criar experiências tangíveis e memoráveis para os consumidores com muito mais facilidade do que as ações de marketing digital. Por exemplo, um evento de lançamento de produto permite que os consumidores experimentem o produto pessoalmente, interajam com a marca e criem conexões emocionais genuínas. Essas experiências conseguem deixar uma impressão duradoura na mente dos consumidores, muito além do que uma interação digital poderia proporcionar.

 

Pense também em públicos que não estão totalmente imersos na era digital como o público mais idoso e que ainda tem alguma dificuldade em envolver-se com a internet. Para este público, a publicidade impressa, o marketing direto, as ações promocionais locais continuam sendo a principal forma de interação com as marcas.

 

O marketing offline tem uma gigantesca capacidade de reforçar a credibilidade e a confiança na marca. A presença física, seja por meio de pontos de vendas, participação em feiras ou eventos locais, pode transmitir uma sensação de legitimidade e solidez que é difícil de replicar no ambiente digital. Além disso, materiais impressos como catálogos, brindes e amostras muitas vezes são percebidos como mais confiáveis e autênticos do que a experiência que acontece em sites e redes sociais.

 

Uma ação offline bem executada pode ser uma estratégia muito eficaz para se destacar em um mercado cada vez mais saturado de mensagens digitais. Com tantas empresas competindo pela atenção dos consumidores online, o marketing tradicional oferece uma oportunidade única de se destacar na mente do consumidor e fazer com que sua mensagem seja notada.

 

Como já falamos aqui na coluna, não podemos isolar as estratégias de Marketing Offline e nem as de Marketing Digital. Pelo contrário, uma estratégia completa e eficiente integra os dois cenários para potencializar os resultados de uma campanha de marketing. Hoje em dia, já vemos diversas campanhas em meios offline impressas com QR Codes que direcionam o consumidor para o digital, por exemplo, onde os clientes encontrarão mais informações, poderão fazer compras online, conseguirão atendimento eletrônico ou pessoal ou até participar de promoções exclusivas. Ou seja, uma excelente integração das plataformas para atender o cliente da melhor forma possível.

 

A importância do Marketing Digital é inquestionável e tem ganhado muito espaço em todos os setores, principalmente pelos novos empreendedores. Mas não podemos esquecer que ao unir as estratégias tradicionais e digitais nossos clientes terão experiências mais envolventes, conseguimos alcançar uma fatia maior do nosso público-alvo, facilitando o encantamento e a fidelização deste cliente. Consequentemente teremos mais vendas, que é o maior objetivo do Marketing, seja ele Offline ou Online.

 

Leia outras colunas da Ana Claudia Wiecheteck aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *