Eu sempre falo que uma estratégia de Marketing bem elaborada deve ser capaz de gerar vendas recorrentes para o seu público alvo. Mas as perguntas que sempre eu ouço é: “como criar estas estratégias?” e “como estas estratégias vão gerar vendas para a minha empresa?”
O Marketing vai muito além de ações pontuais ou da presença no ambiente digital, como tem sido procurado tão fortemente pelos empresários ultimamente. Ele é o guia estratégico que orienta cada etapa da empresa com clareza, desde a definição de mercado a se atuar, produto ou serviço a ser comercializado, jornada do cliente, propósito e identidade da marca fazendo com ela se destaque no seu mercado de atuação. Porque acredite: a grande minoria das empresas faz e segue um planejamento de Marketing. Então, as empresas que tem este planejamento claro e ele é o norte direcionador das ações da empresa, certamente esta empresa está em vantagem competitiva no seu nicho. Mas a dúvida que sempre surge é: como transformar todas essas iniciativas em resultados concretos de vendas? Esta resposta envolve uma série de estratégias e ações que, quando bem aplicadas, fazem do Marketing um verdadeiro gerador de vendas e de negócios. Vou citar algumas poucas ferramentas de Marketing que certamente são capazes de aumentar as vendas de uma empresa, seja de qual setor ela for.
Antes de qualquer ação, o empresário precisa conhecer o seu mercado. Já fez uma pesquisa sobre como é o setor onde ele pretende investir e trabalhar? Sabe quem são os seus concorrentes, como eles trabalham, onde vendem, como vender? Certamente, ao se interessar por um nicho de mercado em específico, o empresário sabe quais são as vantagens deste setor. Mas e as desvantagens? E as dificuldades? Também são conhecidas? Antes de investir o primeiro real em um mercado qualquer, seja ele de maior ou menor conhecimento prévio, é imprescindível que se faça uma pesquisa de mercado para levantar alguns pontos chaves que, se forem ignorados, podem causar grandes problemas, inclusive o insucesso da empresa.
Conhecido o mercado de atuação, é hora de descobrir quem é o público comprador e consumidor deste mercado, para a partir deste conhecimento determinar quem a empresa vai escolher atender dentro deste universo inteiro de clientes. Definir claramente este ponto é um dos que mais vai gerar vendas para a sua empresa, porque a segmentação bem-feita permite a criação de mensagens e campanhas que ressoem diretamente com os interesses, necessidades e comportamentos deste público. Não adianta fazer anúncios genéricos, porque quem tenta falar com todo mundo, não fala com ninguém. Você precisa ser específico para falar diretamente com o seu público.
Seu cliente só se tornará um cliente fiel e que realiza compras recorrentes se ele encontrar valor no seu produto ou serviço e se sentir-se conectado à sua marca através de identificação, valores e propósito iguais ou semelhantes. Desenvolver estes aspectos da sua marca é responsabilidade do branding e é ele que fará com que a sua marca seja lembrada e torne-se confiável na mente do seu cliente. O Branding trata desde a identidade visual até a criação de uma comunicação que reflete a essência e os valores da empresa. Portanto, investir em branding é fundamental para criar um vínculo emocional e conquistar a lealdade do seu consumidor. Também contribui para a percepção de valor e de preço que o cliente tem em relação à imagem da marca e que também interfere na decisão de compra
Além da precificação adequada, partindo de custos, identidade da marca, preço praticado no mercado pelos seus concorrentes, margem de lucro, o produto vendido também deve oferecer promoções estratégicas, seja por meio de descontos sazonais, brindes ou combos, que são ações bem vistas e esperadas por quase todos os públicos. Essas táticas, quando bem executadas, aumentam as vendas e atraem novos clientes.
Pensar nos seus clientes como em um relacionamento, nos faz ver que a venda não termina na venda. É importante nutrir o relacionamento com o cliente antes, durante e após o processo de compra. Aqui, estratégias como o marketing de relacionamento, fidelização e programas de recompensas fazem toda a diferença. Oferecer canais de atendimento eficientes, responder a dúvidas de forma rápida e dar atenção personalizada sempre que houver contato com o cliente são fatores que reforçam o compromisso com a satisfação, aumentando as chances de recompra e recomendação para novos consumidores, entrando em ação o tão eficiente Marketing boca a boca.
O Marketing é muito mais do que propaganda; ele é um conjunto de ações que, integradas, potencializam as vendas e o crescimento de uma empresa. Para os empresários, entender e aplicar essas estratégias é a grande diferença para criar um negócio sólido. Não basta ter um bom produto ou serviço; é preciso uma estratégia de Marketing robusta que saiba conectar o negócio com as reais necessidades e desejos dos clientes.
Leia outras colunas da Ana Claudia aqui.